"Acho que não preciso me desculpar com Trump" diz Zelensky

01 de Mar / 2025 às 10h39 | Política

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em entrevista à Fox News, disse que "não sente necessidade de pedir desculpas ao presidente dos EUA, Donald Trump", após uma reunião que terminou com uma grande discussão, em frente às câmeras.

“Não, eu respeito o presidente, e eu respeito os americanos, e acho que temos que ser muito abertos e muito honestos e eu não tenho certeza de que fizemos algo ruim,” disse Zelensky.

Para o presidente Ucrâniano ressaltoumque reséita a mídia, mas considera necessário conversas reservadas para tratar do assunto: “Eu acho que temos que discutir algumas coisas fora da mídia com todo o respeito à democracia e à mídia livre”, declarou.

O clima ficou pesado entre os chefes de Estado durante uma reunião a portas abertas, com transmissão ao vivo, após críticas feitas por Zelensky à postura dos governos dos Estados Unidos diante das ações russas para anexação de territórios ucranianos, entre 2014 e 2022.

Trump se irritou, nesse encontro, disse que o ucraniano estava apostando em milhões de vidas e na 3ª Guerra Mundial – e repetiu que Zelensky não tem cartas para negociação e o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, chegou a dizer que Zelensky era ingrato. 

A cena causou espanto ao redor do mundo. Jornalistas que cobrem a Casa Branca há anos disseram nunca ter visto algo parecido, já que ao menos na porção televisionada desse tipo de encontro as autoridades costumam manter a compostura –mesmo que as reuniões a portas fechadas sejam duras.

Após a discussão, os chefes de Estado não assinaram um acordo que previa a exploração norte-americana de minerais em solo ucraniano.

Foto divulgação imagem da CNN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.