RedeGN - Imprimir Matéria

Dicas de Saúde: Sensibilidade dentária

12 de Oct / 2011 às 09h10 | Variadas

Quem nunca deu aquela mordida no sorvete, picolé, água gelada e teve a sensação de uma dor terrível, um doce mordido e a sensibilidade logo aparece, ou mesmo o ar que respiramos pela boca causando dores e incômodos desagradáveis. São esses e outros os causadores da hipersensibilidade dentária.

A dentina é o tecido mineralizado que forma o corpo do dente. Está recoberta pelo esmalte na coroa e pelo cemento na porção radicular. Essa proteção de esmalte pode ser removida por escovação vigorosa com escova dura associada ou não à técnica inadequada.

O uso constante de creme dental muito abrasivo, a retração gengival, a cárie na coroa ou na raiz, o consumo de alimentos muito ácidos ou refluxo gástrico frequente, o desgaste dos dentes por má oclusão, hábito de ranger os dentes, interpor ou morder objetos duros também podem danificar o esmalte ou cemento,  causando a sensibilidade dentinária.

O clareamento dental também pode causar sensibilidade. Para evitar o aparecimento de sensibilidade dentinária, devemos manter as barreiras protetoras dos dentes intactas. Escovando bem os dentes, utilizando a técnica adequada e com força controlada. Isso manterá o esmalte livre das cáries e a gengiva saudável. Evitar consumo de bebidas e alimentos muito ácidos constantemente. Procure um médico caso sofra de refluxo e vômitos freqüentes. Procure um ortodontista se a sua oclusão estiver comprometida, a sobrecarga em alguns dentes poderá levar a perda de material dentário excessiva.

Alguns cremes dentais poderão auxiliar no alívio do problema. A aplicação de flúor também pode ajudar bastante. Restaurações e aplicações de selante também podem ser recomendáveis, consulte seu dentista. Alguns estudos mostraram a efetividade da terapia a laser no selamento dentinário, com conseqüente obliteração dos canalículos dentinários e redução da sensibilidade.

Para previnir ou atenuar a sensibilidade dentária ,pergunte ao seu dentista como se escovam os dentes, há várias técnicas de escovação. Após observar sua boca o dentista irá lhe explicar a técnica mais correta. Utilize uma escova de dentes macia.Utilize pastas de dentes próprias para a sensibilidade. Evite pastas muito abrasivas.

Consulte seu dentista sobre enxagua tórios  bucais, flúor. Há no mercado excelentes produtos para sensibilidade dentária. Laserterapia também pode ser utilizada pelo seu dentista para diminuir a sensibilidade nos dentes.

Dr israel Melo CRO 8887-Ba   melo.israel@gmail.com

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.