Políticas públicas voltadas para a Educação combatem a escravidão contemporânea na Bahia

29 de Jan / 2025 às 12h30 | Variadas

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) participa da Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, organizada pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA).A ação reuniu dia 28 representantes de 38 instituições em torno de apresentações culturais, como samba de roda e teatro, e seguirá até a Praça do Campo Grande para destacar as iniciativas de promoção do trabalho digno para todas as pessoas.

Cássia Margarete Amaro, assessora da Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, chama a atenção para a relação entre a baixa escolaridade e o acesso a subempregos e ao trabalho análogo ao dos escravizados, destacando a importância das ações de promoção da Educação realizadas pelo Estado para mudar essa realidade. “Abordar a temática do trabalho análogo à escravidão é um desafio, principalmente, nas escolas do campo e das periferias, pois envolve reflexões críticas sobre condições sociais difíceis. Para proteger a dignidade dos nossos estudantes, é necessário conscientizar sobre a exploração e garantir que os professores abordem o tema nas suas aulas. Políticas públicas como Bolsa Presença, Mais Estudos e Educa Mais, entre outras, são essenciais para ajudar a reduzir a vulnerabilidade dos alunos e prevenir situações de escravidão. Incluir essa discussão no currículo escolar é fundamental para a conscientização”.

Entre as políticas públicas educacionais desenvolvidas na SEC para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, se destacam o Bolsa Presença, que oferece apoio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, evitando, assim, a evasão escolar para trabalho precoce, bem como a Busca Ativa Escolar, que reintegra estudantes em risco de evasão, garantindo a permanência dos jovens na escola. A ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a oferta de cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica para todos os 417 municípios baianos também são exemplos de investimentos do Governo do Estado para a promoção do acesso à educação e à qualificação profissional, com foco no combate à vulnerabilidade social, e acesso ao mundo do trabalho de forma digna.

Secretaria Educação da Bahia Foto divulgação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.