RedeGN - Imprimir Matéria

Petrolina comemora 510 anos do rio São Francisco nesta terça-feira

04 de Oct / 2011 às 07h00 | Variadas

Neste dia 04 de outubro, toda a comunidade católica comemora o dia de São Francisco de Assis, mas para os moradores de Petrolina essa data é ainda mais representativa, pois marca o aniversário de descobrimento do rio da integração nacional, o rio São Francisco. Para celebrar os 510 anos do Velho Chico, a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, com a participação da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA, realizarão um ato simbólico a partir das 08h30 na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP.

Segundo a diretora de monitoramento e educação ambiental da AMMA, Minéia Góes, o objetivo do evento intitulado 'Viva o Velho Chico' tem como objetivo chamar a atenção da população para o cuidado que todos devem ter com a preservação das águas fluviais. “Queremos alertar as pessoas que o Rio precisa ser cuidado todos os dias, e não só no seu aniversário”, destacou. Na programação estão previstas atividades como o plantio de mudas e um abraço simbólico no Rio, com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas e, a certificação de guardiões ambientais e a benção das águas, concedida pelo Frei Erivan.

Ainda como parte das comemorações, o COMDEMA realizará, às 15h uma reunião ampliada, com a presença de representantes da Agência Municipal de Meio Ambiente. “Este será um encontro diferente das reuniões ordinárias do Conselho, pois convocamos o órgão municipal de meio ambiente para apresentar um relatório de ações que vêm sendo implementadas em favor do rio São Francisco”,contou o Superintendente de Gestão Ambiental da AMMA e presidente do COMDEMA, Carlos Maciel.

Na pauta da reunião está uma discussão sobre a 'Grandiosidade e importância do Rio São Francisco', mediada por Vitório Rodrigues, a apresentação do diagnóstico ambiental da Orla de Petrolina e o projeto Parque Fluvial, pelo Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, e a leitura da Carta do Velho Chico. “Este será o momento de mostrarmos aos nossos conselheiros a preocupação do município com o meio ambiente. Em pouco tempo de existência, a Agência já deu um grande salto na implementação de uma efetiva política ambiental”, enfatizou.

Eneida Trindade Secom PMP Imagens da Internet

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.