RedeGN - Imprimir Matéria

Hospital Regional de Juazeiro comemora Dia do Idoso

30 de Sep / 2011 às 22h10 | Variadas

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27 de outubro), foi realizada hoje, 30, no Hospital Regional de Juazeiro, uma palestra sobre Cuidados com Idosos, ministrada pela médica geriatra e clínica geral, Nara Novaes. O encontro, que ocorreu na sala de espera do ambulatório da unidade de saúde, tratou de temas como bem-estar, prevenção a quedas e violência doméstica (tanto física quanto psicológica). 

A palestra, que teve como público alvo os pacientes que aguardavam pelo horário do atendimento, foi assistida por pessoas de diferentes faixas etárias, que puderam tirar suas dúvidas, receber esclarecimentos e partilhar experiências. “Como o público aqui é bem diversificado, a gente tem idosos, jovens e adultos, nós procuramos fazer uma palestra que pudesse contemplar a todos. Debatemos muito sobre a prevenção de quedas no domicílio e o cuidado que devemos ter com objetos, principalmente tapetes, que são grandes vilões. Foi bem legal, o pessoal participou bastante fazendo questionamentos e contando histórias de vida”, comenta a geriatra. 

Na ocasião, também foi abordada a importância do diálogo com os idosos que, por serem incompreendidos, maltratados ou, até mesmo, superprotegidos, podem passar por problemas como a depressão. Segundo a geriatra, para que o idoso tenha bem-estar, é fundamental que ele se sinta útil. “Às vezes os filhos cuidam tanto que acabam privando os idosos, não deixam que eles façam absolutamente nada, e isso não é bom. Não é porque a pessoa é idosa que ela tem que ser inútil. Ela deve levar a vida com limitações, mas não pode ficar sem fazer nada. Se não dá mais varrer ou passar pano na casa, a pessoa pode ajudar na cozinha, que é um trabalho mais leve. O idoso tem que se distrair, ter o que fazer, com quem conversar”, conclui. 

Durante o encontro, os presentes na platéia receberam pequenos brindes. O evento, que contou com um público de 38 pessoas, foi mais uma das atividades que integram as ações sócio-educativas promovidas pelo Serviço Social do HRJ.

Ascom HRJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.