RedeGN - Imprimir Matéria

Festival Pernambuco Nação Cultural aporta em Lagoa Grande

23 de Sep / 2011 às 16h10 | Variadas

Começa hoje, dia 23, indo até este sábado, dia 24, a etapa das apresentações do Festival Pernambuco Nação Cultural, em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. Batizado de Parreiral Multicultural, o festival fará reverência a duas das principais manifestações da cultura do vale do São Francisco: a Roda de São Gonçalo e o Reizado, com a presença de grupos lagoagrandenses e de Petrolina. O evento já iniciou na segunda-feira, dia 19, no município, com a realização da oficinas de indumentárias e acessórios artisticos com a presença de 30 participantes. Este é o primeiro ano que a cidade recebe a programação do Festival, descentralizando o evento que já se tornou parte do calendário cultural oficial do estado de Pernambuco.

"Antes o Pernambuco Nação Cultural só acontecia em Petrolina, mas graças a realização de fóruns regionais conseguimos a disseminação para os municípios do sertão do São Francisco, uma conquista que a comunidade e a classe artística comemoram", disse um diretor de Cultura de Lagoa Grande, Edivaldo Barbosa. Para a secretária municipal de Educação e Cultura de Lagoa Grande, Maria Aparecida Diniz, a administração municipal tem trabalhado firme e sério em resgatar a riqueza cultural do município com várias atividades e a criação do Conselho Municipal de Cultura. "Vamos conquistar em breve o Espaço Mais Cultura, que complementará e reforçará a nossa política cultural que estamos desenvolvendo desde que assumimos o governo", atestou a secretária.

A prefeita Rose Garziera comemora a vinda pela primeira vez do Festival Nação Cultural para Lagoa Grande e frisa que a administração municipal tem atuado em várias setores em parceria com o Governo do Estado visando o melhor para os lagoagrandenses. "Esta iniciativa da Fundarpe e da Secretaria de Cultura em nos agraciar com a realização do Festival em nosso município prova que estamos trabalhando independente de cores partidárias. O nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas em nossa cidade e o apoio do governo estadual tem sido importante nesta nossa caminhada", destacou Rose.

Edivaldo acrescenta que a descentralização leva o Festival a fomentar a cultura local e intercambiar artistas nos município com boas perspectivas na geração de emprego e renda e na sustentabilidade da indústria cultural. "Esperamos uma média de 5 a 6 mil pessoas na programação do Festival Nação Cultural em Lagoa Grande", frisa Edivaldo. O diretor de cultura explica que o Festival irá fomentar a cultura local e intercambiar artistas nos municípios com boas perspectivas na geração de emprego e renda e na sustentabilidade da indústria cultural. “Lagoa Grande espera em media de 5 a 6 mil pessoas na programação”, acrescenta Barbosa. O Festival Pernambuco Nação Cultural é uma realização da Secretaria de Cultura do estado e Fundarpe com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande. O tema Parreiral Multicultural homenageia a fusão da vinicultura com a cultura local.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.