RedeGN - Imprimir Matéria

População de Andorinha é beneficiada com ações esportivas

05 de Sep / 2011 às 21h40 | Esporte

Praça de Andorinha - Foto: Paulo Neves

A falta de um equipamento esportivo de qualidade para treinar sempre foi um problema na vida do professor de educação física José Antonio dos Reis. Morador do município de Andorinha, Antonio cresceu com o desejo de treinar em uma quadra apropriada para esportes coletivos. "Sempre gostei de jogar vôlei e handebol. Quando criança, há 15 anos, sonhava com um equipamento esportivo oficial na minha cidade. E hoje, como atleta e professor, fico feliz com a possibilidade de presenciar a mudança desta realidade que vivenciei na minha infância".

Antonio é atleta e professor de educação física do Colégio Municipal de Andorinha. Ele relata que os atletas da cidade de handebol e vôlei sempre participam dos Jogos Abertos do Interior, mas têm dificuldade para treinar por falta de equipamento. "As quadras que temos não são cobertas e o piso não é adequado. Quando queremos jogar, vamos para o Clube da Ferbassa, mas só temos acesso porque alguns atletas do time trabalham nesta empresa", explicou.

Esta realidade agora será diferente, pois será construída na cidade uma quadra coberta, com dimensões oficiais 40x20m. E vai atender crianças e jovens em partidas de futsal, vôlei, basquete e handebol. O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, assinou nesta segunda-feira (5/9), um convênio com a prefeitura para viabilização da obra que será localizada no Bairro Vila Peixe e também para execução de um projeto de iniciação esportiva, envolvendo cerca de 850 crianças e jovens, de 7 a 17 anos. Os acordos foram firmados na praça de Andorinha, com a presença do prefeito da cidade, Agileu Lima, o diretor da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, Bobô, além de gestores, professores e representantes da sociedade civil.

"Na cidade de Andorinha já temos atletas com muita força de vontade, mas faltava a construção de um equipamento esportivo de qualidade. Este sim é um pontapé inicial para o progresso esportivo na cidade", afirmou a coordenadora de esporte nas escolas, Luzinete Antunes. O projeto Escolinha de Esporte vai atender estudantes do ensino fundamental das escolas municipais de Andorinha com aulas de futebol, futsal, vôlei, karatê, capoeira e taekwondo. Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação esta é a oportunidade de ocupar espaço vazio, despertar talentos esportivos e afastar crianças e adolescentes da vulnerabilidade.

Ascom/Sudesb

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.