RedeGN - Imprimir Matéria

Deputado Gonzaga Patriota leva pauta da hidrovia do São Francisco à Câmara Federal

01 de Sep / 2011 às 06h30 | Política

Nesta quarta-feira (31), o líder da bancada do nordeste, o deputado federal Gonzaga Patriota, fez um discurso sobre os problemas com a hidrovia do São Francisco, que corre risco de paralisação total. De acordo com o parlamentar, a paralisação pode ocorrer por causa da falta de manutenção da dragagem, que vem formando bancos de areia principalmente nos 604 quilômetros navegáveis que compreendem os municípios baianos de Ibotirama e Juazeiro, além de Petrolina – PE.

O alerta do parlamenta soma-se a mobilização de prefeitos, entidades públicas e privadas de vários municípios ao longo do rio da Integração Nacional, iniciada na semana passada depois da interrupção dos trabalhos de dragagem realizados pelos Governos Federal, da Bahia e de Pernambuco sob a responsabilidade da Ahsfra, órgão que administra a hidrovia. De acordo com Gonzaga Patriota, os bancos de areia praticamente impossibilitam a passagem de comboios, o que ocasiona sérios prejuízos ao transporte de produtos como grãos, gesso agrícola, minérios e fertilizantes, já que a hidrovia do São Francisco movimenta milhões com o transporte anual de milhares de toneladas de produtos.

O deputado ainda ressaltou que desde 1995 vem cobrando ações do executivo nacional para revitalização do Rio São Francisco, mas apesar do empenho de vários setores, praticamente nada foi feito. “O governo Lula é que iniciou o processo que apesar dos problemas tem a promessa da Presidente Dilma Rousseff de fazer a obra e minimizar os problemas das comunidades ribeirinhasdo Rio São Francisco”, afirmou Gonzaga Patriota.

Clas Comunicação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.