Prefeitura de Juazeiro promove encontro formativo com gestores de escolas municipais de Educação Infantil

15 de Mar / 2024 às 21h00 | Variadas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (15), no auditório da Seduc, um Encontro Formativo para os gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A reunião teve como objetivo discutir, entre outros temas, o Resultado Sistêmico I, que compõe as estratégias do Selo Unicef.

A superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, destacou a importância do encontro para o cuidado com a primeira infância. "Nessa oportunidade, nós tratamos, principalmente, de avaliar o Resultado Sistêmico 1, que é parte das estratégias para a conquista do Selo Unicef. Uma conquista que não é apenas da gestora, mas do município. Esses resultados revelam o cuidado e as políticas públicas municipais voltadas para a primeira infância. Entendemos que a educação é o único atalho que melhora a vida das pessoas", disse Alexandrina.

O Resultado Sistêmico I consiste em um questionário com 75 itens, que tem por finalidade avaliar a qualidade da educação oferecida na primeira infância. No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do documento, testar a plataforma e esclarecer dúvidas. "A reunião foi muito proveitosa. Esse tipo de formação sempre contribui para o nosso trabalho, porque a gente nunca sabe de tudo e cada conhecimento que adquirimos aqui fortalece a Emei", frisou Kátia Maria Pereira dos Santos, que é gestora da Emei Luzinete de Oliveira.

Os gestores têm um prazo até junho para responder o questionário.

Palestra

Durante o encontro, a Seduc ainda recebeu a palestra "Regulação Emocional: Como o ensino para a criança afeta o adulto", ministrada pela psicóloga infantil e coordenadora do Desenvolvimento Global do Instituto de Formação Coralina Matos e da Clínica Sertão Serena, Jéssica Richelle Secchi. "Com o tema já diz, nós buscamos discutir como o ensino para a criança afeta a regulação emocional do adulto e como a gente pode interferir com ações práticas para ajudar a criança nesse reconhecimento do pensamento, da emoção e de como lidar com ela", explicou.

Eneida Trindade - Ascom Seduc/PMJ

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