RedeGN - Imprimir Matéria

Conferência apresenta propostas para mais investimentos em cultura em Casa Nova

30 de Aug / 2011 às 22h40 | Política

Construir um processo de sensibilização, mobilização e articulação com autoridades, agentes públicos, indivíduos e grupos, visando desenvolver uma percepção da cultura como elemento de afirmação e cidadania, inclusão social e fator de desenvolvimento econômico, este foi o objetivo da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no último final de semana em Casa Nova, promovida pela prefeitura municipál, através da Secretaria de Cultura Turismo e Esporte. Com o tema “Planejar é preciso: diretrizes para consolidação dos Sistemas de Cultura”, o evento promoveu o encontro entre cidadãos e os representantes do Governo Municipal para que pudessem construir propostas de políticas públicas de cultura.

Esta Conferência teve como base as propostas extraídas na I Conferência Municipal de Cultura em 2009, agora com encaminhamento das propostas priorizadas pela Plenária em forma de Projetos. De acordo com o coordenador de cultura, Luciano Correia, a Conferência é o clímax do processo democrático de consultas, construção de conteúdos e deliberação das diretrizes que nortearão a política cultural da cidade e contribui para a formatação da política cultural no plano nacional.

“A cultura ganha relevo como eixo estratégico do desenvolvimento humano, econômico e social e neste momento o poder público, a sociedade, artistas e produtores são chamados à construção conjunta de políticas estratégicas neste campo do conhecimento e ação”, esclarece. “O debate pelos protagonistas da cultura casanovense sobre os eixos de discussão que integram o temário promove a valorização da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, na perspectiva de contribuirmos para a Conferência Estadual de Cultura, que se realizará em Salvador”, disse o secretário municipal de Cultura, Itamar Rocha. Após as discussões em grupos divididos nos eixos propostos, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.