RedeGN - Imprimir Matéria

Deputado Roberto Carlos indica reaparelhamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro

29 de Aug / 2011 às 12h40 | Política

O deputado Roberto Carlos preocupado com a estrutura do corpo de bombeiros, em Juazeiro, apresentou indicação ao Governo do Estado, no último dia 15/08/2011, para que medidas cabíveis sejam tomadas. Eis o conteúdo da indicação divulgada no Diário Oficial do Estado.

Indica ao Exmo. Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, proceder gestão junto a SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA para reequipar o CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE JUAZEIRO. 

O deputado infra-firmado, no que dispõe o Regimento Interno desta Casa Legislativa, indica ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, proceder gestão junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, para reequipar o CORPO DE BOMBEIROS MILITAR de Juazeiro, sobretudo com equipamentos de resgate, salvamentos, veículos de combate a incêndio, veículo para resgate nas estradas e veículo para serviços administrativos, além de reforma e ampliação das instalações da Unidade de Bombeiros Militares.
JUSTIFICATIVA

Juazeiro, ao Norte da Bahia, com uma população estimada de 200 mil habitantes e mais oito cidades no entorno; Sobradinho,Casa Nova, Remanso, Sento-Sé, Pilão Arcado, Curaçá, Uauá, Jaguararí, devendo a população global chegar aos 500 mil habitantes. No entanto, o CORPO DE BOMBEIROS MILITAR que atende a Juazeiro e região, encontra-se há pelo menos vinte anos sem uma política de reequipar a Unidade Militar, para dá condições de salvamento e resgate às pessoas, seja em acidentes automobilísticos, afogamentos, incêndios ou outros sinistros.

Hoje, o resgate de vítimas em território baiano é feito quase que na totalidade pelo Corpo de Bombeiros de Petrolina, no Estado de Pernambuco, que possui uma unidade super equipada com os mais modernos equipamentos de combate a incêndios, de salvamento e resgate em terra ou no rio São Francisco que banha as duas cidades.

Juazeiro fica localizado à margem direita do rio São Francisco e, além de uma tráfego razoável de embarcações na travessia para Petrolina no Pernambuco, tem ainda um forte tráfego de embarcações de turismo para as ilhas e praias fluviais nos finais de semana nas praias das referidas Ilhas Fluviais, é pouco o efetivo de “guarda-vidas” e quase inexistentes os equipamentos de salvamentos e patrulhas como lanchas,botes salva-vidas, boias, sinalizadores.

Reforça-se o pedido ainda, baseado no índice de acidentes em nossas estradas, devido ao grande trafego de carros, caminhões e carretas pelas BAs, interligando com a BR 407 que liga a região à capital do Estado, ao Sul do país e outras regiões.

Nos casos de resgate a acidentados e “ desencarceramentos” ( corte de chaparia e ferragens para retirada de vítimas) segundo relatos, o maior problema hoje, é que leva-se muito tempo até se chegar ao local da ocorrência, em virtude do deslocamento ser feito em um caminhão com mais de trinta anos de uso, grande, pesado, sem equipamentos, para resgate. Sabe-se que, nestes casos a diferença entre a vida e morte, está na perícia e no tempo de chegada dos bombeiros e paramédicos. Nos casos de incêndio, a situação é pior: haja vista ser o caminhão de combate a incêndio o mesmo para todas as atividades e estando já com o tanque corroído, enferrujado sem segurar a água.

As instalações do Corpo de Bombeiros em Juazeiro estão bastante danificadas, sem muros, portões dificultando inclusive, a segurança dos próprios bombeiros militares. Ambulância para atendimento rápido não existe, assim como viaturas rápidas(camionetes) para deslocamento, salvamento e resgate,principalmente nas estradas. Para salvamento no rio ou nas ilhas, não existe lancha, ficando desguarnecidas as mesmas, sobretudo nos finais de semana. Sem botes salva vidas para o trabalho dos “ Guarda vidas” dificulta-se ainda mais o trabalho. A unidade não dispõe sequer hoje, de viatura para trabalhos administrativos. Assim sendo, são necessidades urgentes:

• NOVO CAMINHÃO DE COMBATE A INCÊNDIO
• CAMIONETES EQUIPADAS PARA RESGATE EM ESTRADAS
• LANCHA PARA RESGATE E SALVAMENTO NO RIO
• AMBULÂNCIA
• JET SKY
• BOTES SALVA-VIDAS
• VIATURAS PARA SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS(VEÍCULOS E MOTOS)
• REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DO CORPO DE BOMBEIROS

Sala das sessões, 10 de agosto de 2011

Deputado Roberto Carlos- PDT
Corregedor

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.