Juazeiro: Risco de epidemia de dengue na região existe, confirmam médicos em entrevista. Assista: 

27 de Feb / 2024 às 21h54 | Informativos

O Coordenador de Saúde Regional Norte da Bahia, Dr. Pedro Alcântara, acompanhado do Dr. Elder Coutinho, participaram de entrevista nesta terça-feira (27) no Programa Geraldo José, oportunidade em que fizeram esclarecimentos e alertaram a população sobre os cuidados necessários e os riscos de uma epidemia de dengue mais forte, caso não haja ”uma conscientização de todos”.

Pedro Alcântara considerou o momento como “difícil e com chances de piorar, pelas perspectivas que acontecem em outros países, em outros estados, outras cidades e Juazeiro não é uma ilha e o mosquito está ai e tem tudo favorável para se multiplicar, que é chuva e calor”, alertou.

O Dr. Elder Coutinho reforçou que os números estão aumentando em todo o país e isso requer um alerta: “Nós temos ocasionalmente situações de epidemia de casos de dengue no Brasil, esse ano nós já temos um número de casos elevados, no Brasil já temos um número de 900 mil casos comprovados ou sendo investigados, tivemos 184 óbitos em todo o Brasil e esses são números que requerem um alerta, sem alarde, mas é o momento de toda a população redobrar os cuidados”, disse.

De acordo com o Dr. Elder, “esse momento pós-chuva é muito propício ao aumento de casos, na Bahia temos hoje mais de 16 mil casos prováveis e infelizmente já temos 4 casos com óbitos confirmados. Nesta região, nos 10 municípios que nós assistimos diretamente, temos 129 casos prováveis, um número ainda tímido, mas não significa que não devamos adotar as medidas preventivas de controle”.
Em relação a um caso de morte, suspeito de Dengue Grave (Hemorrágica), o médico disse que o caso ainda está sendo investigado: “Em relação a um caso de morte, suspeito de ter sido por dengue grave, essa amostra já está em salvador, o Hospital Regional fez a coleta, foi enviada para o Lacem, em Salvador, inclusive Dr. Pedro já entrou em contato com a direção do Lacem pedindo agilidade, uma prioridade e nesses casos há uma investigação de caso de morte por Arbor virose, (dengue) e esse caso continua sendo um caso suspeito, que está sendo investigado
”.

De acordo com o profissional a previsão é que “até a próxima sexta-feira possa ter uma confirmação ou descarte”.

Confira na íntegra as informações sobre a dengue em entrevista concedida ao radialista Geraldo José:

 

Da redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.