Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro divulga balanço da 1ª quinzena de atendimentos nas UBSs

15 de Dec / 2023 às 15h36 | Variadas

A primeira quinzena de mobilização em alusão ao Dezembro Vermelho, Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) na nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) superou as expectativas em números de atendimentos. As ações realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), contabilizam mais de 450 atendimentos nos primeiros 14 dias, entre testes rápidos e outros procedimentos de saúde, que foram intensificados com a campanha.

A prefeita Suzana Ramos convoca a população para comparecer às unidades até o fim do mês. "Demos todo o suporte às equipes da Secretaria de Saúde para realizarem essas mobilizações nas unidades de saúde e nas comunidades atendidas por elas. O Dezembro Vermelho faz a gente recordar a importância da informação e da prevenção e os números nos mostram que a população está aderindo à campanha!", destacou a gestora.

A superintendente da Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista, destacou a importância da população ir até as unidades para realizar os testes e receber orientação sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. "O Dezembro Vermelho é para alertar e conscientizar a população da importância de se prevenir contra a exposição do vírus do HIV, entre outras infecções sexualmente transmissíveis. No ano de 2021, 31 milhões de pessoas conviviam com o vírus HIV que pode desenvolver a Síndrome Da Imunodeficiência Adquirida (Aids), uma doença grave. Além dessa temática, temos trabalhado nas unidades outros públicos", informou.

As unidades também estão intensificando outros serviços específicos como consultas para hipertensos e diabéticos, exames Papanicolau para identificar lesões precoces e evitar o câncer de colo de útero ou agravamento e ações de equipes multidisciplinar como vetosaterapia, liberação miofascial, educadores físicos com aulas zumba e outras atividades, além dos fisioterapeutas com as terapias complementares.
 

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.