Petrolina: Vereador aciona Ministério Público para investigar violação de direitos de moradores/as de ocupação no bairro Vila Vitória

02 de Dec / 2023 às 19h00 | Variadas

Moradores/as da ocupação Vila Cortiço, na Rua 18, do bairro Vila Vitória, tiveram suas moradias demolidas e pertences destruídos de forma violenta, com autorização da Prefeitura de Petrolina-PE, por se tratar de uma área de proteção ambiental.

Entretanto, a ação aconteceu sem que houvesse reunião com a população ou qualquer tipo de aviso ou assistência prévia, deixando trabalhadores e trabalhadoras desabrigados/as. Diante disso, nesta sexta-feira, 1º, o vereador Professor Gilmar-PT, protocolou denúncia no Ministério Público de Pernambuco. 

Após visitar a ocupação, o vereador solicitou ao MP-PE que seja realizada uma notificação à Assistência Social do Município, para promover abrigo e devida assistência para essas famílias, bem como apurar junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) possíveis violações de direitos que ocorreram diante deste ato. Após a ação de desocupação, várias famílias que residiam na área ficaram desamparadas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, uma moradora aparece sendo carregada desacordada. Ela estava dentro da casa quando a demolição ocorreu. O um morador que teve sua casa demolida, relatou que não recebeu nenhuma notificação prévia: "Eles não quiseram conversa não. Mandaram eu sair, tirar alguma coisa que pudesse". 

"É um descaso total com a população que vive aqui há muito tempo, porque esse terreno vive assim, cheio de lixo, de mato. Eu vi esse homem aqui construindo essa casa aqui desde o início, no sol quente, pra vir a Prefeitura e derrubar. É muito melhor ter moradores e famílias morando, do que estar assim, porque a prefeitura não limpa, não tem iluminação boa", contou indignada uma outra moradora.

Para o vereador Gilmar Santos "É revoltante testemunhar a covardia dessa gestão municipal. É um nível de truculência, de violência, que não deve se aplicar a qualquer espécie. São seres humanos tratados como descartáveis. São trabalhadores que lutam desesperadamente a anos pelo direito à moradia. Por que a prefeitura os trata dessa forma? Porque essa política é desumana, racista e despreza a população pobre e trabalhadora. Acionamos o Ministério Público e vamos continuar lutando por política efetiva de habitação".

Victória Santana (Assessora/Mandato Coletivo)

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.