Jornalista Ney Vital e empresário Italo Lino festejam o Título de Cidadania de Exu

01 de Dec / 2023 às 11h04 | Variadas

No dia 14 de dezembro de 2020, a Câmara de Vereadores de Exu (PE), no Sertão do Araripe, aprovou por unanimidade a concessão do Título de Cidadão para o jornalista e técnico em agroecologia Ney Vital e o empresário Italo Lino de Souza. A honraria é concedida a pessoas que contribuíram, de alguma forma, com o progresso socioeconômico, cultural e turístico do município. A proposta foi do vereador Francisco Justino. 

Por este motivo para comemorar os três  anos do Título de Cidadania de Exu, um programa de rádio especial, apresentado na Rádio Cidade Fm 95.7 e um café da manhã vão servir de encontro para a valorização da cultura gonzagueana.

De acordo com Italo Lino, na epoca não foi possível reunir os amigos presencial devido a pandemia da Covid-19 e as regras de isolamento e por isto a cada três anos haverá um ato simbolico.

"A proposta é que quando completar 10 anos a gente vai fazer um forró em Exu, O Forró do Cuscuz para festejar com todos os gonzagueanos", diz Ney Vital.

Passados três anos da entrega do título o empresário Italo lino de Souza, nascido em Juazeiro (BA), declara emocionado o seu amor a Exu. “Lembrei das centenas de viagens para Exu com o meu saudoso pai, Neto Tintas, as conversas debaixo do pé de Juazeiro e as lições para sempre que puder servir com paixão e devoção“.

Já o jornalista Ney Vital, nascido em Areia (PB), disse ser uma honra tornar-se filho da terra de Luiz Gonzaga. “Terra que nos legou o pioneirismo de mulheres guerreiras e libertárias, que foi Bárbara de Alencar, revolucionária de 1817”, ressaltou Ney Vital, lembrando que aumenta seu compromisso sentimental e também das causas sociais, visto que a cidade é o berço dessas figuras essenciais para a cultura brasileira.

“O canto universal de Luiz Gonzaga nos acalenta até hoje. Tornou-se um ritmo próprio, marca registrada dos sertões do Brasil de mil faces musicais, e do mundo, claro, que é o espaço maior onde cabe a importância do baião”, finalizou Vital. A entrega dos títulos está marcada para o próximo ano. Na oportunidade os novos filhos de Exu pretendem realizar um encontro denominado ‘Forró do Cuscuz’, com a população. Vale lembrar que este mês, dia 13 dezembro, é a data de aniversário de 11 anos de nascimento de Luiz Gonzaga e Dia Nacional do Forró. 

Redação redegn Foto redes sociais

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.