RedeGN - Imprimir Matéria

Gonzaga Patriota presta homenagem a Padroeira de Petrolina

16 de Aug / 2011 às 21h40 | Política

Devido a compromissos previamente agendados, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) não pôde comparecer aos festejos em comemoração ao dia da Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina. Em razão disso, o parlamentar dedicou o seu discurso pronunciado na tarde desta segunda-feira (15) na Câmara dos Deputados, em Brasília, para homenagear à padroeira.

Há mais de um século Petrolina  tem como padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A festa é comemorada em 15 de agosto, data festejada, inclusive com a procissão transportando a imagem que representa o título.  O título Rainha dos Anjos foi aplicado a Maria para lembrar que, do céu, ela cuida dos filhos espirituais com a sua oração intercessora e o seu amor. A imagem/retrato que representa a padroeira de Petrolina é do século XVIII, pode ter vindo da ilha da Madeira e ter sido padroeira da Vila Real de Santa Maria.

 Na metade do século XIX ela se encontrava em Santa Maria da Boa Vista, foi trazida para Petrolina onde permaneceu. Conta-se que habitantes de Boa Vista reclamaram a devolução da imagem, mas os petrolinenses reagiram, e não permitiram que a levassem de volta.  De acordo com Gonzaga Patriota um escrito sobre a padroeira de Petrolina está em vias de ser publicado contendo a história do título, uma análise sobre a estética da imagem,  informações sobre a presença da imagem na região do município e a fundamentação bíblica para compreensão da devoção.

 O parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Bispo Dom Paulo Cardoso. “Essa maravilhosa manifestação da religiosidade do povo petrolinense e de outras cidades do Sertão de Pernambuco é comandada brilhantemente pelo Bispo Dom Paulo Cardoso da Silva que tem se desdobrado na execução dos festejos em louvor a Nossa Senhora Rainha dos Anjos”, disse Gonzaga Patriota.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.