RedeGN - Imprimir Matéria

Roberto Carlos apresentou indicação na Assembléia em favor do Corpo de Bombeiros de Juazeiro

15 de Aug / 2011 às 20h30 | Política

Com o objetivo de reequipar o Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Juazeiro, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, dirigida ao governador do Estado, Jaques Wagner. Em seu pleito, o parlamentar reivindica o suprimento, sobretudo, de equipamentos de resgate, salvamentos, veículos de combate a incêndio, para resgate nas estradas e para serviços administrativos. Além de reforma e ampliação das instalações da unidade, lancha para resgate e salvamento no rio, botes salva vidas e jet ski.

De acordo com o deputado, a falta de infraestrutura para que os bombeiros desenvolvam a sua função com eficácia tem trazido transtorno para a população e, o mais grave, pode resultar em risco de vida para os habitantes de Juazeiro e região. "Sabe-se que no resgate de acidentados, a diferença entre a vida e morte, está na perícia e no tempo de chegada dos bombeiros e paramédicos", afirma Roberto Carlos. Ele relata que atualmente é perdido muito tempo até chegar ao local da ocorrência, em virtude de o deslocamento ser feito em um caminhão com mais de trinta anos de uso, grande, pesado e sem equipamentos para resgate. "O Corpo de Bombeiros que atende a Juazeiro e região, cerca de 500 mil pessoas, está há, pelo menos, 20 anos sem uma política de reequipar a unidade militar", declara.

Sem condições de salvamento e resgate às pessoas, seja em acidentes automobilísticos, afogamentos, incêndios ou outros sinistros, pela corporação de Juazeiro, o deputado afirma ser o Corpo de Bombeiros de Petrolina, no estado de Pernambuco, quem realiza a maioria dos atendimentos ocorridos em território baiano. A unidade da cidade vizinha conta com os mais modernos equipamentos de combate a incêndios, de salvamento e resgate em terra ou no rio São Francisco que banha as duas cidades. Roberto Carlos salienta o tráfego razoável de embarcações na travessia para Petrolina e o forte tráfego de embarcações de turismo para as ilhas e praias fluviais nos fins de semana e, ainda, o alto índice de acidentes nas estradas, devido ao grande fluxo de carros, caminhões e carretas que percorrem as BAs. Diante disso, ele reforça a necessidade de revitalização do Corpo de Bombeiros com brevidade.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.