Moradora denuncia falta de água nos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3

30 de Oct / 2023 às 06h30 | Variadas

O forte calor nos últimos dias em Juazeiro (BA) tem afetado também a oferta de água na cidade e zona rural.

Bairros como Parque Residencial, Quidé, Lomanto Junior e outros mais afastados da ETA - Estação de Tratamento são os que mais sofrem com a falta de abastecimento.

No final de semana a situação se agravou no Residenciais do bairro Itaberaba como revela uma moradora leitora da Rede GN.

“Gostaria de fazer uma denúncia. Nós dos residenciais Juazeiro, 1, 2 e 3 já temos mais de uma semana que aqui só vive faltando água. A água é tão fraca que não sobe nas caixas. Ninguém pode lavar uma louça e muito menos uma roupa” denunciou a moradora.

O SAAE recentemte distribuiu nota alertando para uso consciente da água no período mais quente. Confira a nota:

Com a chegada do período mais quente, o consumo de água em Juazeiro aumentou, o que começa a ser sentido no abastecimento em diversos bairros da cidade.

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço Água e Saneamento Ambiental (SAAE), emitiu um alerta para que a população adote hábitos que gerem economia, tendo em vista que os reflexos do desperdício de água já podem ser sentidos em algumas localidades.

"As pessoas gastam mais água nesse período, naturalmente, lavam mais as calçadas, regam as plantas com mais frequência, entre outros hábitos. Quando há mais consumo, o sistema de abastecimento não tem a mesma "força", e fica com maior dificuldade de chegar nos bairros mais altos, por exemplo", explicou o engenheiro civil do SAAE, Mike Novaes.

O SAAE tem trabalhado diuturnamente com fiscalizações para coibir ligações clandestinas, verificar redes e buscar investimentos para melhorias em equipamentos. Porém, a população também deve fazer a sua parte fazendo o uso racional da água. Pensando nisso, sugere-se algumas dicas para a manutenção consciente:

Tome banhos rápidos. Alguns autores afirmam que, se você se ensaboar com o chuveiro desligado, é possível economizar cerca de 130 litros de água. Além de economizar água, economiza-se também energia elétrica;
Lembre-se sempre de fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
Não limpe a calçada com água. Caso seja necessário, utilize baldes e opte por água que já foi utilizada, como a água da máquina de lavar;
Atenção aos vazamentos! Essa atitude, além de economizar água, evita danos ao imóvel;
Cuidado com as torneiras que ficam pingando. Estudos indicam que um pequeno pinga-pinga provoca a perda de cerca de 16 mil litros de água por ano;
Fique atento à descarga e se esta não está desregulada. É importante também evitar apertar o botão por um longo período de tempo;
Ao encher a caixa da água, tome cuidado para que ela não transborde;
Se você possui piscina em casa, lembre-se sempre de manter uma cobertura sobre ela para evitar a perda de água por evaporação;
Ao lavar a louça, primeiro procure retirar o excesso de sujeira e somente depois ligue a torneira. Enquanto estiver ensaboando a louça, evite ficar com a torneira ligada;
Evite lavar uma peça de roupas por vez. O ideal é juntar várias peças para que a máquina seja usada sem desperdício;
Lave o carro menos vezes e use sempre um balde com água. O uso de mangueiras pode provocar um desperdício de mais de 500 litros de água a cada meia hora.

"São estratégias que a gente precisa ter para conseguirmos, juntos, enfrentar esse período muito quente em nossa cidade. As equipes do SAAE estão monitorando, as ETAs, buscando alternativas, fazendo tudo o que está ao alcance para manter o abastecimento em funcionamento, e é preciso que a população também faça a sua parte", destaca o diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire.

Da redação Rede GN foto de arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.