RedeGN - Imprimir Matéria

Gonzaga Patriota prestigia Frevo Pernambucano e Claudionor Germano, em Brasília

08 de Aug / 2011 às 09h40 | Política

O Frevo, Maracatu e o caboclinho invadiram o Clube de Choro de Brasília, na última sexta-feira (06), na primeira edição do projeto “Noites Pernambucanas”. Claudionor Germano junto com seu filho Nonô Germano e o maestro Ademir Araújo foram os responsáveis por levarem os ritmos pernambucanos à capital federal. O convite foi feito pela Orquestra Marafreboi. Atualmente, ela é considerada uma das revelações da música instrumental do Distrito Federal, sendo a única do Centro-Oeste com foco nas matrizes musicais da cultura popular. Desenvolve um trabalho de resgate e preservação do acervo popular e das nossas tradições, com um repertório que privilegia gêneros como o frevo de rua, o maracatu, a catira, a ciranda e o bumba-meu-boi, mantendo acesa a chama da nossa história e da nossa cultura. 

Composta por um naipe de quinze músicos profissionais, todos residentes no Distrito Federal há mais de dez anos, a Orquestra Marafreboi é formada com base na instrumentação de uma orquestra de sopro. Eles se reuniram no início em 2007, a partir de uma apresentação na entrega de prêmios do Ministério da Cultura no Museu Nacional. O projeto "Noites Pernambucanas" tem a pretensão de fortalecer ainda mais a relação cultural de Pernambuco com Brasília, através de seu ritmo maior, o frevo, contando no seu repertório com gêneros como: Maracatu, Ciranda, Coco, Baião, Frevo e Cavalo Marinho, entre outros, todos em uma leitura de Orquestra de Sopros e composições e arranjos originais.

Aline Benevides Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.