Brasil Lidera América Latina em Números e Cifras no Setor Estético

05 de Sep / 2023 às 11h40 | Variadas

Sendo um dos mercados em maior expansão no mundo, os negócios relacionados à estética movimentam valores inestimáveis anualmente, mas, poucos países conseguem números tão impressionantes como o Brasil, com o maior faturamento e crescimento percentual do segmento, em toda a América Latina.

Entre 2018 e 2022, o crescimento registrado pela Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), ficou em cerca de 560% comparado ao mesmo período anterior, fazendo com que o Brasil se tornasse o quarto maior país do mundo no que tange procedimentos estéticos cirúrgicos, não cirúrgicos e cosméticos, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Movimentando bilhões de reais anualmente, seja através de grandes indústrias, do trabalho de pequenos empreendedores que possuem salões de beleza cadastrados no Simples Nacional, de comerciantes que importam produtos para revender no Brasil, e de vários outros tipos de profissionais que atuam de forma direta ou indireta na área da beleza, como tatuadores, body piercings, depiladores, personal trainers, cirurgiões, nutricionistas, e vários outros, o setor tem sido uma fonte de qualidade de vida para muitas pessoas: clientes, consumidores, profissionais, empresas, indústrias, governo e, por fim, para os cidadãos, de modo geral, seja pela quantia de impostos recolhidos através do segmento, seja pela geração de empregos a ele relacionada.

Nos últimos 5 anos, o número de profissionais da área aumentou vertiginosamente, partindo de 72 para 480 mil.

O crescimento é facilmente justificado quando são apresentadas as seguintes informações coletadas por uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP): 

No Brasil, são realizados, anualmente, mais de um milhão e meio de procedimentos estéticos, que geram quase 50 milhões de reais ao setor financeiro do país, e importa dizer que essa movimentação de moeda não acontece apenas entre as classes mais ricas.

Muitos das classes C e D realizam pedidos de crédito em bancos e financeiras com a finalidade de iniciar um tratamento estético ou realizar uma cirurgia com a mesma finalidade. A informação é proveniente da última edição do Índice FinanZero de Empréstimos (IFE) que demonstra que nos últimos 12 meses analisados houve aumento de 97% das solicitações em relação ao período anterior.

O número de contratações da maquininha Pagseguro por estabelecimentos comerciais que oferecem serviços de estética também subiu vertiginosamente, demonstrando que a abertura de novos negócios no ramo foi realmente significativa.

O crescimento de todos os índices relacionados ao setor reflete a relevância que o brasileiro e, em especial, as brasileiras (que representam 70% do público que frequenta clínicas de estética), destinam ao culto à beleza, maior à cada geração.

Nos últimos anos, com as mídias sociais se tornando cada vez mais populosas e com cada vez mais pessoas exibindo rostos, cabelos e corpos perfeitos, a busca pela beleza acima do padrão tem sido ainda maior.

Muitas vezes essa beleza é inalcançável e obtida através de filtros e edições de imagens, mas ao buscá-la e ver pequenas melhorias na própria imagem, é possível, para algumas pessoas, obter benefícios na autoestima e até mesmo na saúde.

Embora assistir vídeos não deixe ninguém mais bonito ou saudável, circula nas redes muita informação interessante e útil relacionada à beleza, saúde e bem estar. 

É possível aprender como emagrecer 5 kg em 3 dias, como fazer os melhores exercícios para melhorar a postura, como cozinhar sem açúcar, como se maquiar para diversos tipos de ocasiões, como cuidar dos cabelos, e como realizar diversos outros tipos de cuidados que são acessíveis e que podem ser aplicados por grande parte do público interessado.

Em entrevista à Bruna Bozano, Maria de Lourdes, biomédica responsável por um grande centro estético paulista, comenta que as mulheres são a maioria dentro de sua clínica, mas que cada vez mais homens estão procurando realizar procedimentos estéticos. Segundo ela, o marketing digital feito pelos influencers masculinos tem ajudado muito na quebra de estereótipos no que diz respeito à estética masculina e facilitando para que os homens possam melhorar sua auto-estima.

Vale dizer que quando o assunto é estética, há uma infinidade de procedimentos nada invasivos, como o uso de cosméticos e maquiagens, procedimentos semi invasivos, como colocar um piercing na boca ou tatuar as costas, e procedimentos invasivos, como as cirurgias de lipoaspiração ou rinomodelação, por exemplo.

Contando com isso, é possível afirmar que a maioria absoluta dos brasileiros já realizou algum procedimento estético e, quanto mais o tempo passar, maior será esse o percentual.

Bruna Bozano

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