Upa Juazeiro: Amigos e familiares realizam protesto para denunciar demora de transferência de paciente que teve AVC

17 de Aug / 2023 às 09h00 | Variadas

Em contato com a REDEGN, Mirele Sebastiane denuncia que há 8 dias a sua mãe, Rita de Cassia Moreira Santos, está internada na UPA-Juazeiro e necessita com urgencia de uma transferência. A paciente aos 48 anos sofreu um AVC.

De acordo com Mirele amigos e familiares vão realizar um protesto na manhã desta quinta-feira (17) DEVIDO as dificuldades para conseguir transferências para hospitais do estado. Mirele disse que "vai parar o trânsito até conseguir a regulação".

Em Juazeiro não tem a especialidade neurocirurgião.

Mirele relatou também a falta de medicamentos na UPA e fraldas. "A cada dia que visito ela, minha mãe está piorando. Precisamos dessa transferencia urgente senao a minha mãe vai chegar a morrer. A situação é desesperadora".

A REDEGN recebe várias queixas de Pacientes do sistema público de saúde da Bahia relatando as dificuldades para conseguir transferências para hospitais do estado.

A Regulação de pacientes é um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos. 

A REDEGN nãp conseguiu contato com o sistema de regulação da Secretaria de Saúde da Bahia.

NOTA PREFEITURA JUAZEIRO: A Secretaria de Saúde reforça mais uma vez que a regulação de pacientes é de responsabilidade da Central de Regulação Interestadual de Leitos - CRIL. A Sesau insere o nome do paciente e sua situação clínica no sistema, e a central encontra as vagas em unidades hospitalares de referência. 

Sobre a situação relatada pela filha da paciente sobre a falta de insumos: medicamento e fralda, a Secretaria informa que a Unidade de Pronto Atendimento - UPA está abastecida e dispõe de medicação substituta à prescrita pela médica, assim como fraldas, todos os insumos que compõe a listagem padronizada disponível na rede municipal. A Sesau lamenta os transtornos vivenciados pela paciente e familiares e reforça que  está prestando toda a assistência necessária.

Redação redegn Foto redes sociais

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.