Morre, aos 80 anos, a cantora Leny Andrade

24 de Jul / 2023 às 15h30 | Variadas

A música brasileira ficou mais triste na manhã desta segunda (24). Morreu, aos 80 anos, a cantora carioca  cantora Leny Andrade. A informação foi postada nas redes sociais daquela que era considerada a "cantora dos músicos". "A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor. As informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas. A voz de Leny Andrade é eterna!", dizia a legenda da foto.

A despedida da cantora acontece nesta terça (25/7) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 10h às 13h. Em seguida haverá uma outra cerimônia no Memorial do Carmo, no Caju, das 14h às 16h. Em seguida, o corpo de Leny Andrade será cremado.

A artista vinha enfrentando alguns problemas de saúde recentemente e estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Leny - que morava há alguns anos no Retiro dos Artistas -  se recuperava de uma pneumonia desde junho, quando ficou intubada.

Por uma triste coincidência, o cantor americano Tony Bennett - que morreu na última sexta (21) - era fã de Leny Andrade e de outros artistas brasileiros como João Gilberto e Tom Jobim.

Trajetória

Leny começou a cantar ainda criança. Sua mãe queria que ela fosse pianista clássica. A carreira teve início oficialmente cantando em boates. Ela morou cinco anos no México e passou boa parte da vida morando nos Estados Unidos e Europa. Leny participou de programas de calouros em rádios e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música. Estreou profissionalmente como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves passando mais tarde a cantar nas boates Bacará (com o trio de Sérgio Mendes) e Bottle's Bar, no Beco das garrafas, reduto de boêmios e músicos do movimento musical urbano carioca surgido em 1957, a bossa nova.[2]

Em 1965 alcançou grande sucesso com o espetáculo Gemini V atuando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73, lançado um disco gravado ao vivo. Leny, por muitos considerada a maior cantora brasileira de jazz.

O Tempo | Foto: Reprodução Instagram @lenyandradeoficial

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.