Advogado baiano Aílton Aquino é nomeado no Diário Oficial como um dos novos diretores do Banco Central

07 de Jul / 2023 às 18h00 | Política

Foram nomeados nesta sexta-feira (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva os nomes que compõem a nova diretoria do Banco Central. A publicação foi feita no Diário Oficial e carrega o nome do advogado baiano Aílton Aquino, sendo o primeiro negro a assumir a gestão do BC. Além dele, assumirá a direção o economista Gabriel Galípolo.

Eles tiveram os nomes aprovados pelo plenário do Senado Federal, no último dia 4, com votação de 39 a 12 e de 42 a 10, respectivamente. Galípolo e Aquino são os primeiros indicados à diretoria do Banco Central no atual governo e vão substituir o diretor de Política Econômica, Diogo Guillem, na função de diretor de Política Monetária e Paulo Sérgio Neves de Souza, que ocupava interinamente a Diretoria de Fiscalização.

O advogado Aílton Aquino é servidor de carreira do Banco Central há 25 anos, tendo atuado como auditor-chefe e ocupado cargos de chefia nos departamentos de Orçamento, Execução Financeira e Contabilidade. 

Ele é graduado em direito pelo Centro Universitário UDF e também tem graduação e pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. Aquino também se especializou em engenharia econômica de negócios, direito público e contabilidade internacional.

Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo tem 41 anos e é formado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também graduou-se mestre em economia política. 

Foi chefe da Assessoria Econômica, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento, no governo do estado de São Paulo. Foi ainda presidente do Banco Fator.

* Com informações da Agência Brasil 

Foto: Pedro França/Agência Senado

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.