Independência da Bahia: Debate sobre a importância das mulheres no 2 de Julho ocorre neste sábado; inscrições estão abertas

30 de Jun / 2023 às 15h30 | Variadas

Em meio às celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, vai ser realizado na manhã deste sábado (1), no Studio Negra Jhô, no Centro Histórico de Salvador, o debate que trará como tema a importância e poder das mulheres no 2 de Julho.

O projeto de 'Mentoring Day' é idealizado por Tainara Ferreira, consultora e especialista em relações étnicos-raciais, e contará ainda com a participação da cabeleireira proprietária do espaço, conhecida popularmente como "Rainha do Pelô". O evento é gratuito e acontece pela primeira vez de forma presencial na capital baiana. Para participar, basta se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoryR-Sw861UHueWtRcmou15dgvGYSL7YGUY8-h71XFsKJJw/viewform.

De acordo com Tainara, o evento irá ressaltar a atuação do povo feminino e, em grande maioria, negro e africano, em meio à guerra contra os portugueses que aqui dominavam. "Sob a perspectiva do letramento racial e do mulherismo africano reforçaremos o protagonismo dessas guerreiras que escreveram à várias mãos a vitória que significou a consolidação da independência do Brasil em solo baiano", reforça.

Negra Jhô diz que está feliz por ter o seu estúdio de beleza como espaço para essa discussão e reforça que a sua participação é para evidenciar o histórico de lutas que as mulheres baianas travam desde então. "Juntas, iremos esclarecer e discutir a importância de Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica que entraram para a história e são símbolo de resistência no 2 de julho." comenta.

O espaço onde ocorrerá o Mentoring Day fica localizado na Rua das Laranjeiras, 10, Pelourinho, e vai acontecer entre às 9h e 11h da manhã.

Ascom Golden Assessoria de Comunicação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.