UPAE Petrolina realiza Ecocardiograma Transesofágico

03 de Jun / 2023 às 15h00 | Variadas

Os pacientes cardiológicos da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) agora contam com mais um importante exame para diagnóstico de um número amplo de doenças do coração: o Ecocardiograma Transesofágico (ETE).

O ETE é um exame complementar de diagnóstico, semelhante à endoscopia, que se baseia na utilização de ultrassons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos. Por meio da boca, o transdutor é posicionado no esôfago por trás do músculo cardíaco.

Sem a interferência da caixa torácica e de órgãos como o pulmão é possível obter imagens nítidas da região cardiovascular, garantindo um diagnóstico mais preciso. É realizado sob sedação ligeira, administrada através de soro endovenoso, sendo também feita uma aplicação de anestesia local (em spray) na orofaringe.

Na qualidade de exame complementar, a decisão sobre realizar ou não o referido exame é sempre tomada pelo médico em função das características individuais de cada paciente e das suas queixas ou doença. Em regra, o ecocardiograma transesofágico pode ser indicado para avaliar alterações cardíacas morfológicas ou funcionais após exames cardíacos preliminares como o ecocardiograma.

"O transesofágico é particularmente indicado para análises mais detalhadas das válvulas cardíacas em relação às insuficiências, estenoses e/ou processos infecciosos, como endocardite. Além de analisar dimensões aórticas e suas patologias. Para cada uma dessas situações, existem tratamentos específicos que podem salvar vidas" , esclarece o cardiologista, coordenador médico da UPAE, e precursor do exame na Unidade, José Roberto Coelho.

O exame é feito na Bioimagem da UPAE e é auto regulado. A marcação é realizada dentro do próprio serviço, após solicitação expressa do médico. "Segue o fluxo dos nossos demais exames e procedimentos. Estamos muito felizes em poder oferecer à população da VIII Regional de Saúde mais esse recurso de apoio diagnóstico. De fato, a nossa UPAE não para", finaliza a coordenadora geral, Elizângela Torre. 

Ascom UPAE

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.