A Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro vai realizar, nos dias 18 e 19 de maio, o Seminário “A quem interessa a mineração?”.
O evento, que acontecerá no CTL em Carnaíba do Sertão, busca reunir agentes pastorais, religiosos, leigos, lideranças de comunidades camponesas e integrantes de organizações populares para discutir sobre o avanço do setor mineral na região da Diocese de Juazeiro (BA) e os impactos na vida da população local.
A ideia do Seminário surgiu a partir de encontros da CPT com parceiros, nos quais foi apontada a necessidade de ampliação do debate sobre a mineração. De acordo com a agente da CPT Marina Rocha, o Seminário tem como objetivo refletir com os/as participantes o que de fato significa a implantação de uma empresa de mineração em uma localidade. “Muitas pessoas acreditam que é uma atividade que gera desenvolvimento, mas as comunidades vêm discutindo e denunciando os impactos negativos que essa atividade econômica gera”, destaca Rocha.
A programação do Seminário contará com a participação do agente da CPT de Minas Gerais Alexandre Gonçalves, que acompanha comunidades atingidas pela mineração no estado mineiro; da advogada e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) Juliana Barros, que abordará os direitos territoriais das comunidades; e do assessor da CPT Bahia Ruben Siqueira, que fará uma contextualização do setor mineral no Brasil e na Bahia.
Para participar do Seminário “A quem interessa a mineração?”, é necessário realizar a inscrição através de formulário online (clique aqui). Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas através do telefone da CPT Juazeiro: 74 3621-3550.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.