Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia Campanha de vacinação contra influenza; vacinação irá até 31 de maio

13 de Apr / 2023 às 22h30 | Variadas

A Secretaria de Saúde de Sobradinho já iniciou a campanha de vacinação contra a influenza, que se estenderá até o dia 31 de maio. A imunização está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 16hs.

Estão sendo vacinadas pessoas dos grupos prioritários, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

São eles: Crianças de 06 meses a 06 anos, Trabalhadores de Saúde, Gestantes, Puérperas, Professores Povos indígenas, idosos, a partir de 60 anos de idade, Profissionais da Força e Segurança, Profissionais das Forças Armadas, Portadores de doenças crônicas, Caminhoneiros, Trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário (ônibus), População Privada de Liberdade.

A SMS orienta as pessoas sobre os cuidados com a Influenza para evitar o contágio da doença e sobre os sintomas iniciais, como tosse, febre, dor de garganta, dores nas articulações, dores musculares ou de cabeça. Pessoas com estes sintomas devem procurar atendimento médico com urgência, em especial aquelas que possuam alguma comorbidade.

"Com a baixa umidade relativa do ar e com a período do inverno, problemas respiratórios surgem com mais frequência. Os sintomas da Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B) podem ser, em alguns casos, confundidos com doenças do trato respiratório comuns a essa época do ano. Por isso é determinante consultar um médico que irá avaliar os sintomas e solicitar o exame para confirmar o diagnóstico", orienta a SMS.

"Estamos seguindo todos os protocolos de acordo com o cronograma da Campanha Nacional contra a influenza que iniciou na última segunda-feira, 10 de abril. É importante destacar que não haverá envio de novas remessas, uma vez que todo o estoque nacional já foi distribuído para as Unidades Federadas. Portanto, tendo em vista que o vírus da Influenza é tão perigoso quanto a COVID-19, em aspectos de transmissividade e de letalidade, se faz necessário que toda população venha se vacinar para que possa se proteger e evitar a transmissão para outras pessoas," esclareceu a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.


 

Ascom/PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.