Prefeitura de Juazeiro alerta pais sobre a importância da vacinação contra HPV em crianças e adolescentes

14 de Feb / 2023 às 16h30 | Variadas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja, no Brasil, de 9 a 10 milhões de infectados pelo vírus Papilomavirus humano (HPV) e que a cada ano surjam 700 mil novos casos de infecção. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU), reforça a importância da prevenção convidando os pais ou responsáveis a vacinarem as crianças e adolescentes na faixa etária entre 09 e 14 anos de idade.

A infecção por HPV pode causar o desenvolvimento de cânceres como: o colo de útero, também chamado de câncer cervical, anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe. A contaminação se dá através de relações sexuais ou do contato sexual pele a pele com pessoas infectadas.

Além do uso de preservativos, a vacinação é outra grande aliada contra o vírus, é o que explica a enfermeira da SESAU, Luana Albuquerque. "A melhor maneira de iniciar a vacinação contra o HPV é justamente em crianças e adolescentes que não tenham iniciado a atividade sexual. Destaco que a vacina é segura e eficaz, sendo a principal forma de prevenção de infecções pelo HPV e cânceres", comentou.

Onde encontrar a vacina? A vacina contra o HPV está disponível para as crianças e adolescentes entre 09 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h às 13h (zona rural) e das 07h30 às 12h / 13h30 às 17h (zona urbana). O esquema é dividido em duas doses, a segunda dose é aplicada 06 meses após a primeira. Os pais devem levar o CPF ou Cartão SUS, além da Caderneta de Vacinação do filho.

 

ASCOM SESAU

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.