RedeGN - Imprimir Matéria

Voluntários do Sertão 2011 será realizado em setembro, às margens do rio São Francisco

04 de Jul / 2011 às 12h10 | Variadas

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará no período de 05 a 09 de setembro de 2011 (segunda a sexta –feira), em Carinhanha, Malhada e cidades vizinhas, no interior da Bahia, às margens do rio São Francisco, a 11º edição do Projeto que leva atendimento médico, odontológico, saúde e cidadania gratuitamente para a população carente. A meta é reunir 300 voluntários e realizar 20.000 atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem, além de realizar cirurgias de pequeno porte. Para completar a ação a Organização pretende distribuir kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e todo o medicamento prescrito para os pacientes atendidos. 

Os voluntários serão transportados em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Equipamentos médicos, doações e bagagens serão transportadas via terrestre. A estrutura física e logística para o atendimento dos pacientes será cedida pela Prefeitura Municipal de Carinhanha. A Organização Voluntários do Sertão também disponibilizará durante a ação 02 consultórios médicos itinerantes para atender a população da zona rural, 01 ambulância, e 01 ônibus para transportar pacientes. Também serão realizados atendimentos em Hospital Barco, cedido pela Marinha do Brasil.
 
A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas. Posteriormente ampliou a ação com atendimentos médicos e palestras. Em 2010 realizou, durante uma semana, 21.165 atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem e distribuiu os medicamentos prescritos, beneficiando a população de Caetité e outras cidades do sertão da Bahia, num raio de 100 quilômetros. A ação anual é gratuita para a população e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, jornalistas, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.A caravana é composta por caminhões, aviões, e ônibus, que cortam o país e realizam uma maratona de atendimento que dura uma semana, resultando na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia. 
 
A 11ª edição do projeto conta com o apoio de vários parceiros,dentre os quais estão: FAB (Força Aérea Brasileira), Passaredo, GNATUS, Essilor, Gota Dourada, Medley, Unimed Ribeirão Preto, Grupo São Lucas Ribeirânia, HCFMRP/USP e Marinha do Brasil. Visando a geração de emprego e renda para a população carente, iniciamos em junho de 2008 o Programa de Irrigação Familiar, distribuindo kits de irrigação, sementes de hortaliças, bandejas e substratos, além de capacitar os sertanejos e formar multiplicadores. Cada kit de irrigação favorece diretamente 30 famílias com produção de alimentos para subsistência, e o excedente é transformado em renda.
Por Ivette Lira/Douglas Intrabartolo Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.