RedeGN - Imprimir Matéria

Camaratuba é mais uma forragem usada na alimentação de caprinos e ovinos no sertão

27 de Jun / 2011 às 21h40 | Variadas

O período é propício para o armazenamento de alimentos para o rebanho. Esse entendimento aos poucos, tem se tornado comum aos/as produtores/as que diariamente estão envolvidos na atividade produtiva no Semiárido, sobretudo com manejo de animais como cabras e ovelhas, tipo de criação mais adaptada ao clima da região. Em Fartura, uma das sete comunidades participantes do Projeto Recaatingamento, que  vem sendo executado pelo Irpaa há mais de uma ano no sertão da Bahia, com patrocínio da Petrobras, o armazenamento da camaratuba é uma prática que tem se tornado frequente. 

A camaratuba é arbusto e leguminosa que cresce nas áreas de caatinga, com início da floração em maio e frutificação em julho. Esta espécie, que se reproduz a partir de sementes, contém quase 13% de proteína bruta , 15,5% de amido e quase 8% de gordura. As folhas, com boa digestibilidade e podendo ser usadas como forragens, são excelentes alimentos para o rebanho, portanto devem ser armazenadas para consumo durante a estiagem. 

O Recaatingamento além de incentivar o aproveitamento destas espécies para alimentar a criação, promove também o plantio de mudas nativas, promovendo desta forma a recuperação das áreas degradadas. A iniciativa, que conta com o patrocínio da Petrobras,   contribui com a conservação da flora e da fauna da caatinga, confirmando a viabilidade de uma convivência sustentável com as condições climáticas da região.

Fonte: Irpaa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.