Banco de Alimentos de Juazeiro recebe atenção especial da gestão Suzana Ramos e garante comida na mesa de centenas de famílias carentes

13 de Sep / 2022 às 20h30 | Variadas

Todos os dias, centenas de quilos de alimentos são coletados no Mercado do Produtor de Juazeiro. São  doações de comerciantes que dão destino nobre às frutas, verduras e legumes que, em boa parte dos casos, iriam parar no lixo.  Esse é o trabalho do Banco de Alimentos, um programa social cujo foco é reduzir o desperdício de alimentos distribuindo nas instituições dentro dos programas sociais, possibilitando a complementação alimentar de qualidade.

Esse programa de segurança alimentar que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), que ganhou atenção especial na gestão da prefeitura Suzana Ramos, vem fortalecer o atendimento das famílias em vulnerabilidade social no município. Com isso, a arrecadação vem crescendo. No ano passado, foram arrecadados quase 100 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais para famílias carentes de Juazeiro, um aumento de cerca de 50%.

De acordo com o coordenador do Banco de Alimentos, Luciano Castro, isso é resultado de campanhas de sensibilização, junto a comerciantes. "Muitas vezes durante a coleta diária, recebemos muitas doações espontâneas de comerciantes que não conheciam o nosso programa e passam a ser doadores regulares. Por isso, é importante, dar publicidade  ao que fazemos e que ajuda a tanta gente", explicou.

A mercadoria arrecadada no Mercado do Produtor vai para a Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), onde é feita a seleção e preparo dos kits para doações.  Em seguida, os kits são distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), creches, entidades filantrópicas,  atendendo a cerca de cinco mil pessoas.

Para o diretor presidente da AMA, Carlos Neiva, o Banco de Alimentos atinge um duplo objetivo, *que é * reduzir o desperdício de alimentos no Mercado do Produtor e contribuir para a alimentação de famílias carentes. "Eu tenho muito carinho por esse programa  e muito orgulho dos servidores envolvidos, que entendem a importância do que fazemos aqui. O Banco de Alimentos ajuda na manutenção da limpeza, na medida em que reduz o descarte de mercadoria em perfeitas condições para o consumo, e colabora com os programas sociais da prefeita Suzana Ramos, ajudando famílias  e entidades parceiras", declarou Neiva.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.