Alunos de escola do interior de Juazeiro aprendem sobre sustentabilidade através do cultivo de horta

12 de Aug / 2022 às 07h00 | Variadas

Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Rural de Tempo Integral São José, no NH-4, em Itamotinga, estão desenvolvendo a chamada 'horta pedagógica' através do Programa Despertar, que é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA).

O professor da disciplina de 'Técnicas Agricolas' da unidade escolar, Carlos Levy, é o responsável pelo projeto, mas salienta que o plantio e o cuidado com a horta, que tem formato de mandala, é feito pelos próprios alunos.

"Através do Programa Despertar e da disciplina de Técnicas Agrícolas, nós desenvolvemos o que cada aluno já traz de sua comunidade, das experiências em família. É interessante ver a evolução de cada um e como isso traz um impacto ambiental positivo", diz Carlos Levy.

Para Lusilêna Pires, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, falar sobre os cuidados com o meio ambiente em sala de aula é essencial. "Com a adoção dessas ações, nossos alunos estarão cada vez mais conscientes do cuidado com o lugar onde vivem", conclui.

Na prática-Lara Ellen dos Santos, aluna do 5° ano, explica os cuidados com a horta. "Nós plantamos, cuidamos e molhamos, tudo com ajuda do professor Levy. Acho isso muito interessante, pois, nós aprendemos a experiência de mexer com a terra, levamos isso pra vida e pra casa também", conta a aluna.

Isabella Passos dos Santos, do 4° ano, já ajudou no cultivo de várias plantas da horta. "Eu já plantei quiabo e também um girassol, mas ele não deu muito certo", diz Isabella, que não desistiu do trabalho. "Eu vou continuar tentando plantar muitas coisas com o professor Levy", explica.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.