Estações elevatórias de esgoto são alvo de furto em Juazeiro; SAAE registra boletim de ocorrência e aponta prejuízos

28 de Jul / 2022 às 15h00 | Policial

Somente neste mês de julho, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro registrou três furtos em elevatórias de esgoto da cidade. A primeira a ser alvo dos ladrões foi a elevatória do bairro Piranga I, no dia 2 de julho, de onde levaram todo cabeamento elétrico. No dia 6 de julho, a elevatória Maringá I foi alvo de bandidos, que também furtaram todo o cabeamento elétrico do local.

Nesta quarta-feira (27), o alvo foi a elevatória do Residencial Juazeiro I, de onde levaram uma tampa de ferro. A tentativa de furto do cabeamento elétrico foi impedida pelos próprios moradores do residencial, que começaram a filmar e gritar. Este ano, já foram registrados 10 furtos em elevatórias de esgotamento sanitário, causando transtornos.

Segundo o SAAE, o furto de cabeamento elétrico eleva o nível no sistema de esgotamento causando mais obstrução de esgoto, o extravasamento nas ruas, provocando diversos problemas. No caso do roubo de tampas, acaba gerando o risco de vida de pessoas que transitam pelo local.

O diretor do SAAE, Britoaldo Bessa, disse que o órgão já registrou Boletim de Ocorrência na polícia e espera que os criminosos sejam punidos e lamentou o ocorrido. Ele pede a colaboração dos moradores. "Se o cidadão testemunhar alguém furtando fios ou praticando vandalismo nas estações elevatórias, deve denunciar à polícia porque essa ação pode prejudicar muita gente", falou.

Elevatórias de esgoto

Juazeiro possui 51 elevatórias. Estas estações elevatórias são parte importante do processo de saneamento básico. As unidades de bombeamento recebem o esgoto doméstico e, se estiverem localizadas em terreno de baixa declividade, elas bombeiam os resíduos para outra estação em lugar mais elevado. Isso evita que o fluxo volte para a rede.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.