Grávidas infectadas pela covid-19 têm maior risco de parto prematuro

21 de Jul / 2022 às 14h30 | Variadas

Entender os desdobramentos de uma infecção pelo novo coronavírus durante a gravidez tem desafiado os cientistas, principalmente considerando a diversidade de mudanças na mulher e no feto ao longo de um período relativamente curto.

Uma equipe de Israel acaba de divulgar os resultados de uma das primeiras pesquisas a analisar os impactos da covid-19 em gestantes por trimestre. A principal constatação é de que a infecção pelo Sars-CoV-2 está associada a um risco aumentado de parto prematuro quando o contágio se dá no último trimestre da gestação.

A equipe do Centro de Pesquisa e Inovação Kahn-Sagol-Maccabi, liderada por Noga Fallach, avaliou dados médicos de 5.146 mulheres, com idade média de 28 anos, colhidos entre 21 de fevereiro de 2020 e 2 de julho de 2021. Metade das participantes havia sido infectada durante a gravidez. A outra metade, não. Das infectadas, 17,4% haviam contraído o Sars-CoV-2 no primeiro trimestre da gestação, 34,2%, no segundo, e 48,4%, no terceiro.

Os cientistas consideraram na análise fatores de risco, como ocorrência de hipertensão, diabetes e histórico de aborto. O resultado do trabalho indicou que a infecção pelo Sars-CoV-2 no primeiro e no segundo trimestres da gestação não foi associada ao aumento do risco de parto prematuro. Por outro lado, as mulheres infectadas no terceiro trimestre foram 2,76 vezes mais propensas a dar à luz antes da 37ª semana de gestação, quando comparadas às gestantes que não tiveram covid-19.

 condição foi ainda mais grave entre as grávidas infectadas após a 34ª semana de gestação. Nesse caso, o risco de ter o parto prematuro foi sete vezes maior. De uma forma geral, as grávidas que apresentavam os sintomas da covid no terceiro trimestre da gestação eram ainda mais vulneráveis. "Nossos resultados indicam que a idade gestacional na infecção por Sars-CoV-2 desempenha um papel significativo no resultado da gravidez", enfatizam os autores do artigo que detalha a pesquisa, publicado na última edição da revista PLOs One.

Correio Braziliense Foto Ilustrativa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.