Professores são motivados a praticar uma educação de sensibilidades na Jornada Pedagógica 2022.2

19 de Jul / 2022 às 13h15 | Variadas

"A importância da motivação docente e discente". Foi com esse tema que os professores e coordenadores das faculdades UniFTC Juazeiro e Petrolina foram recebidos pela instituição no primeiro dia da Jornada Pedagógica 2022.2, nesta segunda-feira (18). O evento aconteceu no auditório da unidade de Petrolina com  a apresentação do educador, especialista em metodologia do ensino superior e palestrante de liderança e motivação, Alessandro Brito. 

A recepção calorosa começou ao som do cantor e compositor Domício Filho; logo em seguida a assessora pedagógica das unidades, Tarcila de Oliveira agradeceu a presença de todos com uma mensagem do escritor e educador Rubens Alves.  "A educação se divide em duas partes: Educação das Habilidades e das Sensibilidades. Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são sem sentido. Que sejamos um educador das sensibilidades", frisou. 

O educador e palestrante Alessandro Brito comentou que existem muitos desafios no processo de ensinar e aprender no ensino superior, principalmente para engajar os professores e alunos em sala de aula. "Nosso papel é fazer com que essa relação seja mais amigável, para gerar um maior envolvimento e resultados positivos, tanto para o aluno, como para a instituição. Quando eu tenho um professor motivado, eu tenho um aluno mais satisfeito", ressaltou. 

Na opinião da professora do curso de Arquitetura da UniFTC Petrolina, Érica Torres, a reunião é de suma relevância para iniciar mais um semestre letivo. "Os professores podem compartilhar ideias, dividir experiências, além de se prepararem para mais uma jornada educacional com ações novas, bem como aulas teóricas e práticas diferenciadas. Os alunos poderão ter um ensino de qualidade com professores preparados e capacitados para a formação e desenvolvimento de competências profissionais", disse. 

A professora do curso de Nutrição da UniFTC Juazeiro, Arianny Amorim, elogia o cuidado e o acolhimento da UniFTC com os docentes, além de enfatizar que a oportunidade enriquece a vida profissional e pessoal dos profissionais. "O momento ajuda o docente a levar para sala de aula conteúdos atuais, diversificados e modernos, assim como, métodos diferentes de ensinar; permitindo assim um bom semestre e um maior desenvolvimento do aluno. Esse cuidado da instituição fortalece a equipe e produz mais confiança", argumentou. 

A assessora também falou sobre a missão da Rede UniFTC que é formar cidadãos colaborativos e empreendedores. "Capazes de atuar de forma profissional no mercado de trabalho, já que a sociedade vive atualmente em ritmo acelerado de transformações. Toda a Rede UniFTC está envolvida nesta Jornada, que é uma ocasião especial, na qual planejamos, intensificamos as relações e nos conhecemos melhor. É um momento de discussão de estratégias de aprendizagem para dinamizar as aulas e inovar a qualidade dos cursos", destacou. 

A Jornada Pedagógica 2022.2 prossegue com palestras remotas e presenciais até sexta-feira (22) com os seguintes temas: "O contrato didático como parte do processo formativo do estudante", "Planejamento e Avaliação Processual para uma Aprendizagem Desenvolvedora", "Estratégias de Ensinagem para a Aplicação do Conhecimento", "Avaliação Somativa com foco no desenvolvimento de competências", "Ferramentas de Gestão para a Coordenação de Curso" e Programas de Apoio Acadêmico Monitoria e Descomplicando Conteúdos. 

Ascom UniFTC

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.