Artigo: Carta homenagem ao Padre Antonio de Jesus Moreno pelos seus 70 anos

15 de Jul / 2022 às 07h15 | Variadas

Professor Francisco José Pinto envia mensagem pela data de aniversário, 70 anos do Padre Antônio Moreno comemorado nesta sexta, 15 de de julho.

Francisco é formado em Filosofia pela Faculdade de Ciencia e Letras de Cajazeiras, Paraíba e bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza, Ceará. Mestre em Ciências do Matrimônio e da Família (Espanha).

Confira carta:

MENSAGEM DE ANIVERSARIO PARA O AMIGO E IRMÃO PE. ANTÔNIO DE JESUS MORENO PINTO

“Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do terrível perigo de, envelhecendo virar vinagre “. Dom Helder Câmara
Hoje dia 15 de Julho é o seu aniversário e quero como sempre tenho feito lhe dirigir algumas palavras mesmo sabendo que as palavras são limitadas e em muitas situações da nossa existência impotentes. Sempre gosto de recordar a advertência de Santo Agostinho “as palavras são um parto de necessidade “.

A linguagem é o instrumento que nos permite expressar os sentimentos sobre as pessoas mas de modo algum elas expressam tudo o que a pessoa é. Neste sentido, a melhor definição para o ser humano é mistério. Sim! Somos um mistério para nós mesmos. Não possuímos em nós mesmos a justificação da nossa existência. Vir a este mundo é uma atitude de generosidade e bondade da parte de Deus. Deus não joga dados. Cada pessoa é fruto de um pensamento amoroso da parte de Deus. Não somos fruto da acaso ou destino. Apesar do drama que a existência comporta a luz da nossa fé acreditamos que a nossa vida tem um sentido que transcende os limites da pura razão. Somente uma razão aberta ao mistério é capaz de voar em direção a verdade que é Deus.

Amigo eu creio que a verdade mais revolucionária de todos os tempos é somente uma: Deus é Amor! Deus nos ama e somos chamados a amar como Ele nos amou. É só isso que importa nesta vida: somos amados por Deus e assumidos de verdade como filhos de Deus. Não existe maior dignidade do que esta. Tudo o mais: ser padre, bispo, papa se torna insignificante.

Para Deus somos filhos e não funcionários de uma empresa. Para Deus o ser tem a primazia. O capitalismo conseguiu envenenar as pessoas de que somos o que temos ou os cargos que ocupamos. Que triste ilusão do demônio! O capitalismo penetrou nas veias da própria Igreja. Mas devemos crer na Igreja apesar de homens tiranos e perversos que a governam. O amor e a verdade estão condenados a vencer sempre. Só o amor constrói e dá sentido a nossa existência. O inferno é a ausência de amor. Quem não amam frustra a sua existência. Como muito bem nos recorda a carta encíclica redemptor hominis:

“O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente “.
Deus é Amor. Dentre as mais sublimes formas de amor ocupa um lugar privilegiado a amizade. Me arrisco a dizer que a amizade é a forma suprema de amar porque inclusive o matrimonio e as relações familiares de modo geral podem fracassar se não existir amizade. A vida seria muito triste sem um amigo. Encontrar um amigo é como encontrar um grande tesouro. Os amigos embora, raros são como diz uma canção um pedaço do céu.

Na minha vida quando o vento agitou as ondas do mar abaixo de Deus só restou você. Quando mudam as circunstancias é que se ver de verdade quem são os verdadeiros amigos. Agora estás exilado no lugar que deveria ser a sua família: a igreja. Não tenha medo! A solidão e o ostracismo que te condenaram injustamente e de maneira covarde quando povoadas pela presença de Cristo e uma consciência tranquila se torna escola de aprendizado e crescimento interior.

Querido amigo não tenha medo! Você participa do destino dos profetas. Todo profeta é perseguido, caluniado, difamado e considerado maldito. O destino de todo profeta é a solidão. A única certeza é contar com a graça de Deus. Como distinguir um verdadeiro profeta de um falso profeta? Os falsos sempre falavam e falam para agradar o rei. Os verdadeiros dizem que o rei está errado quando está errado. Os verdadeiros profetas são fieis a Deus. Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. O grande Sócrates antes de Cristo já advertia: Mas vale sofrer uma injustiça do que cometê-la. Quando a praticamos revelamos o quanto nosso ser se encontra desfigurado.

Fostes golpeado com a pedra mais dura com a qual se pode golpear uma pessoa: a língua. No entanto, segues produzindo frutos de bondade e gratuidade. Se cortaram a árvore verde imagina o que não podem fazer com as árvores secas. Creio que o diabo se encarna em pessoas e estruturas. Infelizmente os homens religiosos sabem como fazer o mal e no final das contas ainda são canonizados. No entanto, somente uma coisa devemos temer: o juízo de Deus. Quem nos julga é o Senhor. Todo juízo humano é sempre superficial e limitado. Deus é o único e supremo juiz.

Sempre tive inveja do senhor pelo fato de não saber guardar ódio nem rancor contra ninguém. Isso é graça de Deus. Me faz lembrar outra vez mais o grande Dom Helder Câmara: Há criaturas como a cana: mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura.

Na realidade não deveria caber ódio no coração de um cristão. Nunca vi em todo tempo que lhe conheço o senhor tramar o mal contra ninguém. Tens muitas vezes a dureza de uma pedra mas simultaneamente o coração de uma criança. Se o senhor fosse doente de vaidade era pra ser uma das pessoas em Petrolina das mais vaidosas pela inteligência e pela vasta formação que conquistou. Deus lhe protegeu do estrelismo. De fato, o senhor é uma pessoa simples, humilde, honesta, integra e sincera. Outro dia estava lendo sobre o significado da palavra sinceridade e descobri que sinceridade significa o mel puro sem cera. Perfeito somente Deus mais você é uma das pessoas mais transparentes que já conheci. Tenho medo das pessoas santas. A santidade supõe uma humanidade bem educada e trabalhada. Não existe santidade sem valores humanos fundamentais.

Nesta vida estamos todos em processo de gestação. O nosso eu verdadeiro ainda estar por nascer. Somos seres incompletos e sempre protestamos contra a nossa realidade efêmera e limitada. Não queremos viver muitos anos mas para sempre. Deus colocou em nós o desejo de plenitude e eternidade. Todo homem é uma saudade de Deus. Nunca estaremos satisfeitos neste mundo. Somos todos exilados neste mundo. A nossa pátria verdadeira é o céu. Maldito o homem que coloca sua esperança no dinheiro e no poder.  

Obrigado pela sua lealdade e amizade e sobretudo por saber promover as pessoas que estão a sua volta. A sua vida é um dom de Deus. Deus já trabalhou e continuará a trabalhar por meio da sua vida para ajudar a enxugar as lagrimas das pessoas. Deus sabe da sua história e dos teus sofrimentos. Obrigado por ser meu amigo. Se cometi algum exagero nesta singela mensagem reza pelo autor é sinal de que precisa amadurecer e se abrir mais a graça de Deus.
Parabéns pelo seu aniversário!
Nunca vou poder pagar o que fez por mim.
Seu amigo,
Professor Francisco José Pinto

Espaço Leitor

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.