Justiça Eleitoral começa a convocar os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro

06 de Jul / 2022 às 12h30 | Eleições

 A Justiça Eleitoral começou a convocar os mesários que vão trabalhar nas eleições. No pleito deste ano, em todo o Brasil cerca de 2 milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos. 

A REDEGN fez contato com o Cartório Eleitoral de Petrolina. No município serão convocados cerca de três mil mesários. Em Juazeiro, a convocação ainda não teve início. 

Em Petrolina as pessoas que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral. O critério de comunicação será estabelecido por cada tribunal regional eleitoral (TRE). 

Após a convocação, os mesários passarão por um treinamento, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir. 

Eleitores menores de 18 anos não podem ser mesários, além de parentes de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral. 

TRE BAHIA: O período de convocação de mesários atinge todas as funções desempenhadas na seção eleitoral. “Essa convocação é para todos aqueles que atuam na seção. As funções específicas que cada um realizará - seja como presidente, secretário, primeiro ou segundo mesário - serão descritas na carta de convocação”. 

É também na carta de convocação que o eleitor poderá verificar outros detalhes, a exemplo de local onde deve se apresentar e sobre quando e como ocorrerá o treinamento. A carta é ainda o documento que atesta a convocação por parte da Justiça Eleitoral, podendo - por exemplo - ser apresentada aos empregadores para requerer o benefício dos dias de folga, um direito garantido aos mesários. 

DADOS: Conforme o Eleitoral baiano, 147.460 mesários deverão ser convocados pelos cartórios eleitorais de todo o estado para as Eleições Gerais 2022. Para as seções eleitorais da capital, 20.540 mesários deverão ser chamados. O número supera as convocações feitas para as Eleições Municipais 2020, quando a Bahia contou com 108.444 mesários, distribuídos por 27.111 seções eleitorais. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. 

Redação redeGN com informações TRE BA e TSE

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.