Tiroteio deixa mortos e feridos durante parada de 4 de julho perto de Chicago

04 de Jul / 2022 às 15h23 | Policial

Um tiroteio no centro de Highland Park, cidade em Illinois, na área onde ocorria um desfile de 4 de julho, deixou ao menos seis pessoas mortas e 31 hospitalizadas, disse o comandante da polícia local, Chris O’Neill, nesta segunda-feira (4).

Autoridades procuram pelo suspeito, descrito como um homem branco, armado, entre 18 e 20 anos, cabelo preto, usando uma camiseta azul.

Um rifle foi apreendido no local, ainda segundo O’Neill. Ele avaliou que o ataque parece ser “completamente aleatório” e que o suspeito parecia atirar de um telhado, aconselhando as pessoas a se abrigarem.

A polícia estadual de Illinois destacou que seus agentes estão auxiliando a operação, e um porta-voz do FBI de Chicago pontuou que enviou recursos para o local.

A cidade de Highland Park, um subúrbio a cerca de 40 quilômetros ao norte de Chicago, informou que o desfile do Dia da Independência foi cancelado e aconselhou as pessoas a evitarem o local.

Uma testemunha, Miles Zaremski, afirmou que ouviu o que acreditava serem 20 a 25 tiros. Ele pontou à CNN que viu pelo menos uma pessoa ensanguentada e no chão.

Um participante do desfile, Miles Zaremski, relatou que ouviu o que acreditava ser cerca de 20 a 30 tiros, em duas rajadas consecutivas, por volta das 10h20 (horário local), 20 minutos após o início do desfile.

Zaremski acrescentou à CNN que as rajadas fizeram com que o público fugisse e viu várias pessoas ensanguentadas e no chão, descrevendo a cena como caótica.

O deputado americano Brad Schneider, democrata que representa a área, também confirmou o tiroteio em um tweet.

“Minha equipe de campanha e eu estávamos nos reunindo no início do desfile quando o tiroteio começou. Minha equipe e eu estamos seguros e protegidos”, disse ele.

O deputado estadual Bob Morgan disse que houve vários feridos.

Vídeo feito por outra testemunha, Hugo Aguilera, mostra uma ambulância dando a volta na rota do desfile e um carro da polícia com sirenes ligadas, enquanto as pessoas se aglomeravam na calçada. Um outro vídeo aéreo da WLS, afiliada da CNN, mostra cadeiras abandonadas na rota do desfile em meio a uma forte presença policial.

A previsão era de que houvesse a apresentação de carros alegóricos, bandas marciais, grupos comunitários e outros entretenimentos especiais, informou a cidade em seu site.

A festividade estava programado para começar às 10 h (horário local), no cruzamento das avenidas Laurel e St. Johns, e deveria seguir para o norte na St. Johns Avenue e depois para o oeste na Central Avenue e continuar até Sunset Park.

O subúrbio de Highland Park tem uma população de cerca de 30 mil pessoas e uma renda per capita de cerca de US$ 90.000, quase o triplo da média dos EUA, segundo dados do Censo dos Estados Unidos.

Os subúrbios próximos de Deerfield e Evanston também cancelaram seus desfiles de 4 de julho após o tiroteio.

*Caroll Alvarado, Sara Weisfeldt, Joe Sutton, Claudia Dominguez e Brynn Gingras, da CNN, contribuíram para esta reportagem

CNN / foto: reprodução/g1

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.