RedeGN - Imprimir Matéria

APLB Sindicato em Juazeiro assegura lugar no Conselho Deliberativo do IPJ 

04 de Jul / 2022 às 13h15 | Variadas

Mais de um ano após o início de uma luta incansável, a APLB Sindicato em Juazeiro conseguiu, na Justiça, assegurar a permanência de sua posição ativa no Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ).

A decisão representa uma vitória importante para a entidade que enfrentou a tentativa arbitrária do Instituto em querer tirar a representatividade da educação através da presença da APLB junto aos conselhos. 

Pela decisão da Justiça, o Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) deve nomear o representante da APLB Sindicato para o Conselho deliberativo no prazo máximo de 30 dias sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), em caso de descumprimento.  

"Entramos com liminar na Justiça e a sentença foi favorável à APLB obrigando o município agora a nos colocar no Conselho Deliberativo do IPJ. Essa vitória mostra aos que tentaram nos tirar o de participar dos conselhos que continuamos firmes representando os trabalhadores em educação de Juazeiro nas decisões do IPJ. Sem atuação correta dos Conselhos, o IPJ fica livre de fiscalização e essa sempre foi uma grande preocupação da APLB porque envolve dinheiro do servidor, dinheiro do futuro e das aposentadorias dos servidores públicos do município de Juazeiro", explica o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery. 

A APLB Sindicato vem manifestando sua preocupação desde 2021 quanto à demora na composição dos Conselhos e passou todo esse tempo combatendo a atitude do governo Suzana Ramos em patrocinar o projeto de desmonte e ocupação dos conselhos do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) retirando de vez a participação do maior sindicato, que tem o maior número de filiados e sempre esteve presente nos conselhos com o intuito de fiscalizar o executivo municipal. 

O Decreto Nº 070/2022 assinado pela prefeita modificou a Lei 2.152/2011 do IPJ especificamente na composição dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Diretoria Executiva. Para o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, a conquista de garantia da vaga no Conselho Deliberativo, vem em tempo de reforçar a luta da entidade por sua participação na atuação do IPJ. 

Ascom APLB Cristina Laura

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.