RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro modifica testagens para Covid-19 no Lacen e amplia para UBSs

04 de Jul / 2022 às 11h15 | Coronavírus

Para evitar aglomeração de pessoas com sintomas gripais e trazer melhor organização, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), alterou a testagem para detecção da Covid-19.

A partir desta terça-feira (5), os testes realizados no Lacen serão feitos mediante agendamento. Além do Lacen, a Sesau ampliou a testagem para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência. Quem estiver com sintoma gripal, poderá buscar também uma das unidades.

"Estamos analisando o cenário epidemiológico atual e montando estratégias para melhor atender a população. Já realizávamos testes em algumas UBSs, além do Lacen e das unidades de emergência como UPA e Maternidade, mas decidimos ampliar a testagem nas unidades, evitando que as pessoas se desloquem todas para o Centro da cidade para fazer o teste", ressaltou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

UBSs de referência para teste Covid-19-A testagem é realizada nas UBSs João Paulo II, Itaberaba, Argemiro, Parque Residencial, São Geraldo, Maniçoba I, Mandacaru I, Itamotinga, Juremal, Junco, Goiabeira, Capim de Raiz, Lagoa do Salitre, Abóbora, Poções, Carnaíba do Sertão.

Para realizar o teste, a pessoa precisa estar entre o 3º e o 7º dia de sintoma. "Este protocolo já está estabelecido no Ministério da Saúde. É importante que o teste para a detecção da Covid-19 seja realizado dentro deste período. Dessa forma, os sintomáticos serão agendados nestes dias para fazer a testagem", destacou a diretora de Atenção Básica de Juazeiro, Helen Ferreira.

Testagem no Lacen-Diante do aumento de sintomáticos respiratórios no município de Juazeiro, a realização da testagem no Lacen a partir desta terça-feira também será realizada por agendamento. Para o agendamento no Lacen o contato é via WhatsApp (74) 98847-9980. Horário de agendamento: 07h às 12h e 14h às 17h.

"O sintomático respiratório deverá comparecer à Unidade de Saúde para ser notificado e com esse documento entrar em contato com o Lacen para realizar o agendamento", destacou o diretor de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim. O teste só será realizado mediante a apresentação no Lacen da notificação pelo indivíduo com síndrome gripal.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.