RedeGN - Imprimir Matéria

Exu: Alunos da eletiva ‘Cultura Gonzagueana’ visitam o Povoado do Araripe e Fazenda Caiçara

04 de Jul / 2022 às 22h30 | Variadas

Os alunos da eletiva Cultura Gonzagueana da Escola Estadual São Vicente de Paula (Exu-Pernambuco), estiveram em mais uma aula de campo, dessa vez, visitaram os marcos históricos da cidade de Luiz Gonzaga. Na visita ao povoado do Araripe e a Fazenda Caiçara, puderam conhecer melhor sobre a história de Dona Bárbara de Alencar, heroína da Revolução Pernambucana, e visitaram o marco do local de nascimento de Luiz Gonzaga. 

Ainda no povoado do Araripe, os alunos visitaram a casa de Guálter Martiniano de Alencar Araripe e a Capela de São João Batista, que reconta a história de uma promessa feita pelo Barão de Exu para evitar uma pandemia de cólera no povoado. O professor Maiadson Vieira foi o guia dessa expedição rumo à memória e a história do povo Exuense. 

Em entrevista a REDEGN, ele contou que em Exu, os alunos estão acostumados a concluir o ensino médio e irem embora da cidade para trabalhar e estudar em outras regiões, com destaque nas regiões Sul, Sudeste e no Cariri Cearense. 

"O doutor Hélio Pajeú, educador a qual estimo e admiro, me disse umavez  que Luiz Gonzaga e Dona Bárbara de Alencar tiveram que sair de Exu pra realizarem e serem o que eles foram e são para a nossa história, então, pensando nisso, preparei uma aula que almejava dizer pra eles que antes de viajar o mundão afora, é necessário conhecer o torrão de terra que os gerou, porque somente assim, eles poderão compreender a composição da sua essência." 

Finalizando a visita, os alunos retornaram ao Parque Aza Branca, local que possui o maior acervo da vida e obra de Luiz Gonzaga, e registraram imagens para produção de um vídeo para uma dinâmica da culminância da eletiva, que acontecerá na próxima quarta feira.

A DISCIPLINA LUIZ GONZAGA: Luiz Gonzaga, o mestre da sanfona, um dia deixou o seu pé de serra e embrenhou-se pelos emaranhados da busca de seu sonho. O que foi o começo de uma grande empreitada, tornou-se uma desafiadora lição de vida e das vivências artísticas. 

Luiz Gonzaga, o maior ícone da cultura popular nordestina, também sonhava com os atos libertários da educação. O professor Maiadson Vieira é um exemplo desses caminhantes da cultura que buscam na educação o desenvolvimento humano e a promoção de um futuro melhor para os seus educandos.

Desde fevereiro a Escola Estadual São Vicente de Paula (@esvpexu), o professor leciona a nova disciplina eletiva "Cultura Gonzagueana" para os alunos do 1° ano do Novo Ensino Médio, um fato histórico para a cidade do Gonzagão. 

A disciplina proporciona aos educandos o conhecimento acerca da cultura e da história local, fundamentando-se na história do maior ícone Exuense, Luiz Gonzaga do Nascimento. "Iniciativas como esta proporcionam a manutenção da cultura e da história local, valorizando as temáticas abordadas na obra do pernambucano do século, gerando assim, o sentimento de pertencimento dos alunos para com a cultura e a história local, promovendo ainda a democratização cultural e uma educação cultural efetiva para os educandos", revela o professor Maiadson. 

Nascido em Exu, Maiadson Vieira é um apaixonado conterrâneo de Luiz Gonzaga. Além disso, é professor há quase 10 anos, produtor cultural e ainda poeta. Graduado em Letras, ministra as disciplinas de Língua Inglesa e Portuguesa, e ainda lhe sobra tempo para falar de cultura e poesia com seus alunos.

Colecionando inúmeros eventos culturais em seu currículo, orgulha-se em dizer que "aprendeu sobre cultura convivendo com mestres e mestras da cultura, e fazedores desta". 

De acordo com Maiadson, "apesar dos tempos difíceis para a cultura, com essa inserção da disciplina eletiva, se realiza um sonho gigante dos artistas, em ter o Luiz Gonzaga sendo ensinado na escola pública como uma disciplina! Apesar de ser uma disciplina eletiva, a mesma quebra os muros da escola e introduz em sala de aula o autêntico poder da cultura popular! Seu Lua não é mais um tema transversal, é o conteúdo principal da minha disciplina". 

"Apesar dos pesares, seguimos bravamente resistindo! O projeto é um laboratório. Juntos, editamos com nossas próprias mãos o orgulho de sermos da terra de Luiz Gonzaga", finaliza  Maiadson Vieira

Redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.