RedeGN - Imprimir Matéria

Agentes de endemias celebram 14 anos no controle de arboviroses em Juazeiro

01 de Jul / 2022 às 12h30 | Variadas

O último registro de epidemia de dengue, zika e chikungunya em Juazeiro foi no ano de 2008. A partir de então, o município aprovou agentes de endemias para desenvolver o trabalho de controle de arboviroses, que, até então era feito por pessoas contratadas.

Após 14 anos de concursados, os agentes de Endemias celebram o controle de arboviroses no município, junto à valorização da categoria pela atual gestão.

Em maio deste ano, um grupo de Agentes de Endemias reuniu-se com membros da Secretaria de Saúde e discutiram pontos de reconhecimento da gestão com esses servidores como melhoria nas gratificações, ajuda de deslocamento, valor de plantões e materiais de identificação das equipes. De acordo com o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, o trabalho dos agentes de endemias é fundamental para a manutenção da saúde da população. "Neste surto que tivemos no início do ano, conseguimos controlar as notificações de casos suspeitos das arboviroses com o trabalho dos agentes de endemias, junto à colaboração da população. É um trabalho fundamental na nossa sociedade", destacou.

Diariamente os Agentes de Endemias circulam por diversas localidades, seja da zona urbana ou rural de Juazeiro. O trabalho não para aos finais de semana, onde estes servidores realizam mutirões para fiscalização de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e também orientam a população quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Além de dengue, zika e chikungunya, os agentes de endemias desempenham um excelente serviço no controle de outras doenças como chagas, leishmaniose e malária.

O Núcleo de Endemias em Juazeiro fica na Rua Visconde do Rio Branco, N° 07, bairro Angary (por trás do Centro de Saúde III). O horário de funcionamento é das 8h às 13h.

 

Ascom Sesau PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.