RedeGN - Imprimir Matéria

Festejos juninos marcam início de recesso escolar em escolas da rede municipal de Juazeiro

22 de Jun / 2022 às 22h00 | Variadas

Em clima junino para lá de animado, ao som do forró e sem dispensar as saborosas comidas típicas, nesta quarta-feira (22), escolas da rede municipal de Juazeiro, da sede e interior, encerraram as atividades pedagógicas do primeiro semestre letivo, dando início ao recesso escolar. Gestores, professores, estudantes e seus familiares participaram da programação, que ainda contou com sorteios de balaios juninos, concurso do Rei e Rainha do Milho, apresentações de dança e quadrilha junina.

As atividades tiveram como foco a valorização da festa tradicional nordestina, o São João. Na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, localizada no bairro Jardim Universitário, a realização de um arraiá trouxe de volta as confraternizações juninas, interrompidas por dois anos consecutivos em função do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Segundo Maria Socorro dos Santos, mãe de Kainã, aluno do 3º ano C, o momento festivo superou as expectativas. "Estou encantada com cada detalhe, tudo muito perfeito e organizado, sem dúvida foi um dos melhores festejos, pois trouxe os pais para a escola, valorizando a relação entre a instituição e as famílias", destacou Maria.

Para Paulo César, aluno do 3º ano da Escola Municipal Caxangá, situada no bairro Jardim Primavera, poder participar da programação foi muito divertido. "Estou muito animado. Teve bastante comida gostosa, festa, alegria, dança e brincadeiras com meus amigos de sala", comentou Paulo. A trilha sonora típica dos festejos de São João animou os estudantes, além da barraquinha de comidas típicas que trouxe as tradições desta época do ano.

Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa, localizada no bairro Novo Encontro, também entraram no clima junino e vestiram os trajes caipiras, usando muito xadrez, estampas florais coloridas, chapéu de palha e chinelo de couro. Na oportunidade foram trabalhados aspectos lúdicos, habilidades relacionadas às manifestações culturais e interação entre os alunos e suas famílias, com pais participando ativamente das atividades pedagógicas dos seus filhos através da música, dança e elementos tradicionais do São João nordestino.

Animação na TV

As comemorações dos festejos juninos seguirão acontecendo na TV Escola Juazeiro. O programa 'Trocando Ideias – Forrozeando', trará o som da sanfona, animando a programação da Colônia de Férias, reunindo tradição, alegria e muita diversão, embalada pelos músicos, João Sereno e Ivan Greg, na quinta-feira (23) e Raimundinho do Acordeon, encerrando a semana na sexta-feira (24).

A edição junina da "Colônia de Férias" é uma programação voltada para alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro e à comunidade em geral, pensada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A TV Escola Juazeiro pode ser sintonizada através do canal 7.2 da TV aberta.

Recesso

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), informa que a volta às aulas, para o segundo semestre letivo, está marcada para o dia 11 de julho, conforme o calendário da rede municipal de educação.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.