RedeGN - Imprimir Matéria

Madrugadas muito frias chamam atenção de moradores de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Petrolina

17 de Jun / 2022 às 14h30 | Variadas

As madrugadas estão muito frias em Juazeiro, Petrolina. mas em Jaguarari e Senhor do Bonfim a temperatura chama atenção pois tem atingido entre 18º a 15°C, sensação térmica muito abaixo de dez graus.

O bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Regivaldo Silva (Régis) aproveita este "clima europeu", para aproveitar o frio de Jaguarari.

Professor do curso de geografia da Universidade Estadual do Sudoeste Bahia (UESB), o climatologista Rosalve Lucas lembra que o inverno, estação mais fria do ano, ainda não começou. Isso só ocorre no próximo dia 21 de junho, às 6h14 da manhã. Ainda assim, as temperaturas atuais fazem uma antecipação da estação.

“É como se tivéssemos um inverno antecipado”, diz o climatologista que destaca que o frio registrado é resultado da La Ninã: “ainda estamos sob efeito de um rastro da La Ninã, o que provoca baixas temperaturas; temperaturas mais baixas que o normal”, diz.

Segundo os especialistas, o fenômeno La Ninã, que havia perdido força entre fevereiro e março deste ano voltou a se intensificar. Como resultado, houve deslocamento de águas mais frias das camadas mais profundas do Oceano Pacífico em direção à superfície na faixa tropical, diz o Inmet.

Para o inverno, a previsão é tenha dias com temperaturas menores que as registras nos últimos dias.

“Com a chegada do inverno, as temperaturas devem cair ainda mais e com sensação térmica três graus mais baixas”, diz o climatologista Rosalve Lucas.

Redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.