RedeGN - Imprimir Matéria

Festival de Violeiros: Petrolina recebe repentistas de várias cidades do Nordeste nesta segunda-feira (13)

13 de Jun / 2022 às 13h00 | Variadas

Com uma programação voltada para a preservação e valorização da cultura nordestina, o município de Petrolina será palco, nesta segunda-feira (13), da 36ª edição do Festival de Violeiros, um dos eventos mais tradicionais do sertão de Pernambuco.

Quem for a Concha Acústica da Praça Dom Malan, vai ter a oportunidade de conferir a arte de repentistas de renome nacional, que, através do improviso, talento e criatividade, transmitem alegria e humor. O Festival de Violeiros é uma organização da Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco, com apoio da Prefeitura de Petrolina.

Ao todo, 12 repentistas subirão ao palco a partir das 19h, encantando e divertindo o público de forma gratuita. Uma comissão julgadora formada pelos poetas convidados ficará responsável por avaliar critérios como: métrica, rima e oração dos versos feitos pelos cantadores. O objetivo do evento que faz parte do calendário junino de Petrolina é divulgar, fortalecer e salvaguardar a cultura popular, com foco na poesia popular dos cantadores de viola.

Durante o Festival, serão realizadas cinco apresentações de duplas de violeiros, além de apresentação final com a dupla convidada, Ivanildo Vila Nova, de Campina Grande-PB, e Raulino Silva, de Caruaru-PE. Os nomes confirmados para a disputa desta edição são: Moacir Laurentino (Campina Grande-PB), Rogério Menezes (Caruaru- PE); Máximino Bezerra (Venturosa –PE); Antônio José (Afogados da Ingazeira); Cícero de Souza (Serra Talhada); Damião Enésio (Serra Talhada- PE); Francinaldo Oliveira (São José do Belmonte-PE); Paulo Maia (São José do Belmonte –PE); Antônio Severo (Exu- PE) e Zé Viola(Bocaína-Piauí).

Para o secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena, a arte da cantoria faz parte da cultura nordestina e ganha um espaço importante no São João de Petrolina.

"O festival de violeiros celebra e reverencia a nossa cultura popular, fazendo parte do calendário dos eventos culturais tradicionais do ciclo junino em Petrolina. Será uma noite rica de elementos tradicionais com a presença de artistas de várias cidades nordestinas que irão compor cada rima e verso, com muita autenticidade", destacou Cássio.

Ascom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.