RedeGN - Imprimir Matéria

"Imoral, Prefeita!" É Alex Tanuri sobre reajuste de 16% na tarifa do SAAE

08 de Jun / 2022 às 22h15 | Política

Em um discurso de 10 minutos, sob o silêncio constrangido dos vereadores da bancada governista, o vereador Alex Tanuri retomou suas ácidas críticas ao aumento proposto pela Prefeita Suzana Ramos para a tarifa de água no município de Juazeiro, na sessão da manhã desta quarta-feira, 08 de junho. 

Tanuri mostra que o Diretor do SAAE foi às emissoras de rádios dizer que o aumento era de 15,01 por cento e diluído ao longo de 12 meses, mas não disse que os juros compostos embutidos vão levar o reajuste a mais de 16 por cento no final do período. 

Mostrou que o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Ampliado, variou 11,73%, o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, teve um aumento de 11,29% e até do IGP-M – Índice Geral de Preços – Mercado,  foi à 14,65%.  

Aumento abusivo e sem justificativa 

O decreto da Prefeita Suzana está acima de todos os índices e, destaca o vereador, sem nenhum estudo ou justificativa que embase o abusivo aumento. 

Lembra que a população "os quatro cantos da cidade" está reclamando:  

"Ora se tivesse melhorado a distribuição e a qualidade da água!" – reforça – "Mas, o que eu vejo é a população nos quatro cantos da cidade reclamando: é o Povo do Salitre reclamando, é o Povo do João Paulo II, é o povo do Parque Residencial, do Tabuleiro..." 

"Vejam como esse governo é: Chega um projeto aqui (propondo reajuste salarial), e nós questionamos, querendo aumentar o valor dos salários e a prefeita e sua equipe nos dizem que não podem ultrapassar o índice da inflação" – diz, indignado o Vereador Alex Tanuri – "Mas, a população de Juazeiro, na sua totalidade, pode pagar a conta de mais 16% no reajuste do SAAE!" 

Justiça e apelo 

Para não ficar apenas na reclamação, o Vereador Alex Tanuri, informa que ele, Gleidson Medrado, Luciano do Vale, Mitu do Sindicato e Doutor Salvador, já passaram o teor do decreto para a assessoria jurídica e vão acionar o Ministério Público e a Vara da Fazenda Pública, responsável pela apuração de improbidade administrativa, para barrar esse Decreto. 

Apela para os vereadores: "Somos a caixa de ressonância da sociedade",   solicitando que encampem a ação, "para que não seja apenas dos vereadores de oposição", mas "uma ação coletiva" da Câmara – "Pelo amor de Deus, vereadores, não vamos deixar isso acontecer". 

Imoralidade 

E volta a bater duro. "Ouvi dizer que o SAAE é a menina de ouro do go verno municipal", indaga porque e responde: "Porque? Esse mesmo SAAE que pagava na gestão passada oitocentos mil reais a empresa que faz a coleta de lixo, hoje paga, nada mais, nada menos,  que 30 milhões ao ano!" 

Revoltado, indaga novamente: "Porque?" , respondendo na sequência: "Para beneficiar pessoas que o povo expurgou de Casa Nova. Para beneficiar o Deputado queridinho Adolfo Viana!" 

"É imoral, senhora Prefeita, com a nossa população" – conclui. 

Ascom Alex Tanuri

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.