RedeGN - Imprimir Matéria

Empreendimento de Senhor do Bonfim atendido pelo Cesol é destaque no Globo Rural

07 de Jun / 2022 às 14h45 | Variadas

A reportagem especial foi ao ar no último domingo (5.jun.2022) com cerca de 10 minutos de duração, e apresentou as deliciosas iguarias de tapioca produzidas pelo grupo Arte e Cultura da Mandioca do povoado de Canavieira. O empreendimento rural é atendido pelo Projeto Pró-Semiárido, através da SDR/CAR/Governo da Bahia e IDESA -Instituto de Desenvolvimento do Semiárido - além do Centro Público de Economia Solidária (Cesol)Piemonte da Diamantina e Munícipios.

A reportagem  mostra  desde o  processo  produção na casa de farinha de mandioca – passando  pelo  fabrico e  comercialização na feira livre de Senhor do Bonfim.

A identidade visual do empreendimento  solidário foi criada  recentemente pela equipe técnica do Cesol. Antes, o produto era comercializado sem rotulagem e em sacos plásticos, sem nenhuma identificação.

—A ideia é justamente, valorizar e fomentar a atividade desenvolvidas por eles [empreendimentos da economia solidária], de acordo com sua vocação — destacou o coordenador-geral do Cesol, Nilo Ramos.

O agrônomo do Pró-Semiárido, Nelson Santana Júnior participou da matéria ressaltando a eficiência e a  importância da realização do trabalho como geração de renda  pelas mulheres da  comunidade.

A  produtora  Regina e sua mãe Patrícia Vieira  deu detalhes sobre a produção  da tapioca colorida. A novidade é uma das mais vendidas por elas, e, também , chamou a atenção dos apresentadores do programa.,— [...] São coloridos com suco de beterraba, maracujá e  laranja com couve — ensinou Regina.

O cultivo  de mandioca  se desenvolve  há décadas na comunidade que fica localizada a cerca de 15 quilômetros de Senhor do Bonfim.  A produção envolve várias mulheres e  é ligada a  Associação de Moradores de Canavieira e Adjacência.

CESOL PIEMONTE DA DIAMANTINA E MUNICÍPIOS-É um espaço multifuncional público, de cunho comunitário, que tem como objetivo promover oportunidades de geração e fortalecimento do trabalho coletivo, baseado na economia solidária, com atuação em 15 municípios (Andorinha e Antônio Gonçalves, Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Saúde, Senhor do Bonfim, Jacobina, Mirangaba, Morro do Chapéu, Saúde, Serrolândia, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova).

Confira a reportagem: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2022/06/05/beiju-colorido-melhora-renda-de-mulheres-em-comunidade-no-sertao-da-bahia.ghtml

 

Ascom Cesol PD e M

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.