RedeGN - Imprimir Matéria

Três rios em Pernambuco atingiram cota de alerta e estão sendo monitorados

01 de Jun / 2022 às 12h30 | Variadas

Após fortes chuvas registradas no Estado nos últimos dias, três rios em Pernambuco atingiram a cota de alerta e estão sendo monitorados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Os rios são Siriji, em Vicência; Capibaribe, em Timbaúba; e Tracunhaém, em Nazaré da Mata, todos na Zona da Mata Norte do Estado.

Segundo o hidrólogo e coordenador da gerência de monitoramento e fiscalização da Apac, Diorgenes Luiz da Silva, caso a capacidade dos rios seja ultrapassada, as populações ribeirinhas poderão ser atingidas.

"O nível dos rios avançou muito rápido em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias. Como o solo está encharcado, as águas correm mais facilmente para os rios, que estão com muita vegetação e areia", afirmou Diorgenes.

Ainda de acordo com o profissional, após identificar que as cotas de alertas foram atingidas, um comunicado foi enviado pela Apac para a Codecipe, que é responsável por alertar os municípios. 

"A população que mora perto dessas áreas deve ficar em alerta e acompanhar a previsão do tempo para os próximos dias", disse Diorgenes.

Atualmente, segundo a Apac, um dos pontos do rio Siriji atingiu 3,30 metros de altura, 27 cm acima da cota de alerta. Já um dos pontos de monitoramento do rio Capibaribe, em Timbaúba, atingiu 2,50 m de altura e 42 cm acima da cota. O rio Tracunhaém atingiu, em um de seus pontos, 3,80 metros, e 42 cm acima do limite da cota. 

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.