RedeGN - Imprimir Matéria

Ministros visitam áreas atingidas pelas chuvas em Pernambuco

29 de May / 2022 às 14h25 | Variadas

Quatro ministros de estado: Saúde, Turismo, Cidadania e Desenvolvimento Regional, estiveram no Recife, neste domingo, para verificar a situação das chuvas que atingiram a região nordeste nos últimos dias.

As informações atualizadas apontam 44 mortos, 56 desaparecidos e quase 4 mil desabrigados. Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, afirmou que as equipes da Defesa Civil nacional e Forças Armadas ficarão nos estados atingidos pelas chuvas para dar apoio às equipes locais.

O ministro destacou a importância da população ficar atenta aos alertas da Defesa Civil de seus estados quanto à desocupação de áreas de risco. A previsão é que ainda vai chover muito nos próximos dias.

Daniel Ferreira explicou que os locais atingidos devem decretar estado de emergência e solicitar o reconhecimento federal dessa situação, o que facilita o repasse de recursos para o apoio à população atingida, com auxílios que vão desde medicamentos, itens de higiene até o reestabelecimento da energia elétrica, água e reconstrução de casas. A liberação do FGTS e ações de proteção ao emprego também podem ser realizadas com a decretação do estado de emergência.

Já Ronaldo Bento, ministro da Cidadania, explicou que alojamentos provisórios foram montados em vários locais para atender os desalojados e suas famílias. O ministro Ronaldo Bento destacou ainda que toda a rede de assistência do governo foi disponibilizada para que a população seja atendida. 

Além disso, kits de medicamentos serão distribuídos à população para evitar e tratar doenças como gripe e diarréia, muito comuns em situações como esta. 

Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro vai visitar os locais atingidos pelas chuvas, junto com os ministros que já estão na região, para anunciar novas medidas de apoio.

Até agora, já foram liberados 2 milhões e 500 mil reais para ações de socorro e assistência humanitária em duas cidades em situações mais críticas. Treze municípios já tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal.

Agência Brasil

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.