RedeGN - Imprimir Matéria

Fim de semana deve ter mais chuvas intensas em Pernambuco

28 de May / 2022 às 10h00 | Variadas

O sábado (28) e o domingo (29) devem ser de continuidade de chuvas fortes em Pernambuco, segundo indica a previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). 

A agência identificou a aproximação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), composto por nuvens carregadas que se formam sobre o Oceano Atlântico e avançam para o leste da região Nordeste, entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. O fenômeno deve intensificar as chuvas durante o fim de semana. 

No início da tarde desta sexta-feira (27), a Apac emitiu um aviso meteorológico de estado de alerta, o mais alto dos três níveis. O comunicado, válido até 23h22 do sábado (28), considera a previsão de condição extrema dos fenômenos meteorológicos com risco muito alto e intensidade excepcional.

Segundo a Apac, o sistema, ao chegar na costa nordestina, provoca precipitações significativas. Com essa previsão, o fim de semana dá sequência a uma semana de muita chuva com registro de uma série de transtornos para moradores da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, com a notificação de, ao menos, quatro mortes e quase mil pessoas fora de casa.

Para esta sexta-feira, a chuva deve ser de intensidade ainda de fraca a moderada na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, mas a chegada do DOL eleva o nível de atenção e as precipitações podem ser de moderadas a fortes, de acordo com os modelos meteorológicos. Em alguns locais das regiões, inclusive, essas precipitações podem ser ainda mais fortes.
 

G1 Foto Ilustrativa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.